A Universidade Sénior de Penela procedeu na passada sexta-feira, na Casa Família Oliveira Guimarães, no Espinhal, à abertura oficial do novo ano lectivo, com a “oração da sapiência” proferida pela anfitriã Paula Oliveira Guimarães, seguido de uma visita à casa senhorial brasonada, recentemente, aberta ao público.
Para além de, aproximadamente 40 alunos e professores, estiveram também presentes, o presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias, que agradeceu e elogiou o projecto da Casa Museu “um espaço que tão bem interpreta a região, o território e a vontade de uma família de se dar à comunidade”. Marcaram presença, igualmente, o vice-presidente da autarquia, Rui Seoane, e o vereador da Educação, Rafael Baptista.
Licenciada em Direito, com especialidade nos Direitos das Pessoas mais Velhas, Paula Oliveira Guimarães fez uma pequena palestra para os “jovens seniores” sobre os direitos ao longo da vida com recurso à exposição “Cuidadores” de João Condeixa, patente na sala de exposições temporária daquela casa-museu. Princípios das Nações Unidas para as pessoas idosas, direitos sociais, testamento vital, património e direito sucessório foram alguns dos temas abordados, sensibilizando os seniores para os seus direitos nesta fase da vida.
A Universidade Sénior de Penela, em funcionamento desde Outubro de 2010, continua a promover a aprendizagem ao longo da vida, oferecendo aos alunos com mais de 50 anos, diversas actividades sociais e formativas, desde aulas, visitas, oficinas, blogues, grupos de música ou teatro, voluntariado, entre outros, fazendo com que os seniores se sintam úteis, activos e participativos.
Estão abertas as inscrições para o ano lectivo 2019/2020 até ao final do mês de Outubro, no gabinete de acção social do Município de Penela.
Jornal Terras de Sicó
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM