A primeira edição das “Tertúlias de Sicó” está marcada para o próximo dia 15, pelas 20h00, em Penela. No evento, dinamizado pelo enólogo Gonçalo Moura da Costa, sete tertulianos irão discutir os “vinhos Terras de Sicó: o que somos”.
“Pretende-se que as Tertúlias de Sicó sejam uma iniciativa que sirva para pensar ou repensar a Indicação Geográfica Beira Atlântico/sub-região Terras de Sicó e que em 2020 com o concluir do ciclo de tertúlias e a comemoração do 27.º aniversário da sub-região possam ser apresentadas as conclusões da discussão, provas e esboços de futuro trabalhados com pessoas de dentro e de fora da sub-região e com diferentes sensibilidades e quadrantes”, refere o enólogo, considerando que “devido a uma maior presença e prémios que os vinhos têm recebido, é a altura ideal para parar e pensar ou repensar Sicó”.
Entre o leque de tertúlianos consta Diana Forte Ventura, técnica da SicóGest e sócia da Twofriends; Carlos Zuzarte, proprietário do restaurante Dom Sesnando; Fernando Marques, enófilo; Hugo Oliveira e Silva, produtor dos vinhos da Adega Artesanal (Douro) e enólogo; Pedro Martin, produtor de vinhos e proprietário Martin Botique Wines em Lisboa; e Rodolfo Queirós, enófilo e proprietário da Hotur Wine em Coimbra.
O primeiro encontro vai realizar-se no restaurante D. Sesnando e terá moderação de Gonçalo Moura da Costa. Previstas estão mais duas sessões, ainda sem data marcada, mas que versarão os temas “Vinhos de Sicó: o que queremos ser” e “Um futuro a (re)descobrir”.
As conclusões das tertúlias serão apresentadas num evento a decorrer no segundo semestre do próximo ano.
Gonçalo Moura da Costa pretende nesta iniciativa “afastar-se do poder público”, salientando que a iniciativa tem apenas como finalidade “que se juntem à mesa pessoas de diferentes quadrantes e sensibilidades e que tenham em comum o amor à vinha e ao vinho”.
Jornal Terras de Sicó
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM