COIMBRA,13 de Abril de 2024

Paul do Taipal sob observação por estudantes da ESAC-IPC

18 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: Paul do Taipal sob observação por estudantes da ESAC-IPC

No Dia Mundial das Aves Migratórias, 14 de Outubro, este ano com enfoque na importância das Zonas Húmidas e com o mote “Água vital para as aves”, os estudantes do Mestrado em Recursos Florestais da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC) realizaram uma visita de estudo ao Paul do Taipal (Montemor-o-Velho), que é uma Zona de Protecção Especial, ao abrigo da Directiva Aves da Rede NATURA2000, do Centro de Portugal.
Segundo David Rodrigues, professor da ESAC e especialista em aves, que promoveu esta visita de estudo, “infelizmente a área não tem sido gerida e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), proprietário do terreno e autoridade nacional para a Conservação da Natureza, autorizou um projecto do Município de Montemor-o-Velho para construir um passadiço de madeira que já afectou negativamente as populações de aves aquáticas e o impacto aumentará dado que as instalações já têm acesso público”. “A ideia original era boa, mas o projecto foi mal concebido e ainda pior implementado”, defende.
Os estudantes observaram os erros do projecto e discutiram o que deveria ser feito. A fotografia anexa mostra um “pseudo-observatório” que foi melhorado pelo projecto, mas que ainda não é um verdadeiro observatório, pois em parte não possui parede traseira, ou seja, as aves conseguem ver as pessoas e fogem.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM