COIMBRA, 14 de Dezembro de 2019

Pampilhosa da Serra: A. Humanitária dos Bombeiros Voluntários celebra 50 anos

2 de Dezembro 2019

A Associação Humanitário dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra completou, no passado dia 29 de novembro, meio século de existência. A efeméride foi hoje comemorada numa manhã onde se assinalou a “disponibilidade, entrega e valentia” de
todos os bombeiros.

Na presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que presidiu à mesa da sessão, João Ramos, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, salientou a dedicação de “homens, mulheres, bombeiros e civis” que “serviram ou servem esta casa e esta causa”, sem os quais “não era possível viver em Pampilhosa da Serra”. Aproveitando a ocasião para lançar algumas “propostas e desafios” ao poder central, João Ramos, referiu que cabe ao estado “equilibrar as contas” das Associações de Bombeiros Voluntários, sendo que a revisão da gestão e atribuição do financiamento, a atualização de taxas ou a “redução do IVA” foram algumas das sugestões elencadas.

Para Duarte Costa, Comandante Operacional Nacional de Emergência e Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra são um exemplo de “trabalho e abnegação” e, por isso, “uma referência a ser seguida no nosso país”. Na sessão solene, o Brigadeiro-General, vincou que “todos os que participam na cadeia de valor da protecção civil” devem ser “agentes de mudança”, uma vez que a “proteção e vigilância” são essenciais para combater os incêndios antes mesmo de existirem.

Depois de também ter exercido funções como Comandante dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, José Brito, Presidente da Câmara Municipal, elogiou a evolução “abissal” que a Associação tem tido ao longo dos anos, nomeadamente ao nível da “formação e profissionalismo” dos bombeiros. Em nome da Câmara Municipal, o autarca a agradeceu a todos os que durante estes 50 anos e a cada missão “deixaram tudo para acudir a todos”, encontrando a sua recompensa na “sensação de dever cumprido” e “paz interior”.


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com