COIMBRA,7 de Maio de 2026

Ordem dos Médicos do Centro acolhe sessão de apresentação do livro “De Coração Nas Mãos”

24 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: Ordem dos Médicos do Centro acolhe sessão de apresentação do livro “De Coração Nas Mãos”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolhe e promove, no próximo dia 28 de Abril (quinta-feira), pelas 18h30, a apresentação do livro “De Coração nas Mãos”, da autoria de José Roquette, médico cirurgião cardiotorácico e Presidente do Conselho Clínico Superior do Grupo Luz Saúde. O autor foi Director Clínico do Hospital da Luz Lisboa desde a sua fundação e tem uma vasta experiência no sector privado e público da Saúde, como médico, dirigente e responsável clínico.

A iniciativa vai contar as seguintes intervenções:

Dr. Carlos Cortes | Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
Prof. Doutor Manuel Antunes | Professor Catedrático de Cirurgia Cardiotorácica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e apresentador da obra
Prof. Doutor Filipe Caseiro Alves | Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Director Clínico do Hospital da Luz Coimbra e apresentador do autor
Prof. Doutor José Manuel Silva | Presidente da Câmara Municipal de Coimbra
Prof. Doutor José Roquette | Médico especialista em Cirurgia Cardiotorácica e Vascular, presidente do Conselho Clínico Superior do Grupo Luz Saúde e autor da obra
A sessão vai decorrer na Sala Miguel Torga, na sede da SRCOM, em Coimbra.

JOSÉ ROQUETTE (site Leya)

José Roquette nasceu em 1946. É actualmente presidente do Conselho Clínico Superior do Grupo Luz Saúde. Ao longo da sua carreira passou por vários hospitais nos sectores público e privado, destacando‑se como director clínico do Hospital da Luz Lisboa, cargo que ocupou até 2019. Foi director do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no Hospital de Santa Marta. É membro fundador da European Association of Cardiothoracic Surgery e ocupou várias posições de liderança (incluindo a presidência), tanto na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular, como na Sociedade Médica dos Hospitais Civis de Lisboa.

Na sociedade civil José Roquette foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Fronteira em 1994. Foi também condecorado, em Dezembro de 2015, com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

RESUMO DO LIVRO (site Leya)

Uma vida, muitas histórias pela Medicina, a família, a fé, a doença e a cura.
Quando, no final de 2019, entrou numa sala cheia no Terreiro do Paço, José Roquette sabia que à sua frente estava o culminar de uma carreira. Celebrava-se o vigésimo aniversário da inauguração do Hospital da Luz e, igualmente, os seus esforços enquanto director clínico. Contudo, no seu íntimo a celebração tinha ainda mais significado. Festejava a sua vitória sobre o cancro. E com ela, todos os profissionais que tinha conhecido nesse caminho, a sua família e todos quantos o haviam acompanhado. Festejava ainda uma vida dedicada à medicina. Vida essa que o levou dos mares gelados da Terra Nova aos corredores estreitos do Hospital de Santa Marta. Dos estaleiros da Docapesca às clínicas privadas da Suíça.
No seu caminho de vida já soma centenas de doentes, famílias, vidas e sonhos. Um legado que se reflecte diariamente naqueles que foi privilegiado o suficiente para conseguir ajudar. A pandemia trouxe-lhe tempo. Tempo para recordar as histórias da infância passada no Alentejo, a família que foi, e que continua a ser, tão importante, e o Sporting do seu avô (seu fundador). Mais ainda, trouxe-lhe à memória o seu mentor, o grande Prof. Doutor Manuel Eugénio Machado Macedo, e tantos outros momentos marcantes da sua vida e da sua carreira.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM