COIMBRA,24 de Maio de 2024

Ordem dos Farmacêuticos promove debate sobre escassez de medicamentos

30 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Ordem dos Farmacêuticos promove debate sobre escassez de medicamentos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRC-OF) organiza esta sexta-feira, dia 31 de Março, a partir das 14:30 horas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (Auditório Tomé Pires), uma jornada de debate em torno do tema: Acessibilidade e Reserva Estratégica de Medicamentos e de Produtos de Saúde – Desafios e Estratégia(s). O debate contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota-Filipe, assim como com representantes de toda a cadeia de valor do medicamento.

A crise sanitária da COVID-19 veio relevar um problema que tem vindo a crescer e a criar preocupação em todos os países europeus, nomeadamente Portugal, a escassez ou a ruptura no mercado de medicamentos. Este problema pode colocar em risco a saúde dos doentes e também pressionar, mais ainda, os sistemas nacionais de saúde. Com efeito, na Europa, segundo a Comissão Europeia, entre 2000 e 2018, a escassez de medicamentos aumentou cerca de 20 vezes mais e continua a aumentar para medicamentos essenciais que são amplamente utilizados.

Nesta conjuntura, a SRC-OF organiza as presentes jornadas, cujo programa segue em anexo, e que integram 2 painéis. O primeiro abordará o tópico Acessibilidade aos medicamentos – Problema, Desafios e Estratégia(s), e o segundo, em formato de mesa-redonda, será dedicado ao tema Reserva Estratégica (Nacional) do Medicamento, dispositivos médicos e de Produtos de Saúde, como mecanismo de resposta aos regimes excepcionais de contingência – Modelo e Gestão.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM