COIMBRA,16 de Abril de 2024

Oliveira do Hospital lança programa de adaptação ao meio aquático ao pré-escolar

22 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: Oliveira do Hospital lança programa de adaptação ao meio aquático ao pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, na manhã de ontem (21), o Programa Municipal de Adaptação ao Meio Aquático, com aulas de natação dirigidas aos alunos do pré-escolar da rede de escolas públicas do concelho, a decorrer todas as semanas nas instalações do Complexo das Piscinas Municipais.

Denominado de “mOHve te a Nadar”, a iniciativa da Câmara Municipal é dinamizada através dos pelouros da educação e do desporto, e visa a adaptação das crianças ao meio aquático e a promoção e a adopção de um estilo de vida saudável, através de hábitos de práticas desportivas desde cedo.

Dirigido a todas as crianças do pré-escolar que frequentam os estabelecimentos escolares da rede pública do concelho, com idades compreendidas entre os três e os seis anos, este novo programa municipal pretende promover actividades de natação junto dos mais novos e contribuir de forma significativa para uma aprendizagem organizada.

A melhoria da coordenação motora geral, o bom desenvolvimento físico como elemento contributivo e colaborativo do aumento da auto-estima, a melhoria das relações interpessoais e a recuperação e a prevenção de doenças, são outros dos objectivos do Programa.

O “mOHve te a Nadar”, que chega a mais de 240 crianças do concelho de Oliveira do Hospital, arrancou nas Piscinas Municipais, com um grupo de alunos dos Jardins de Infância do Vale do Ferreiro, de Penalva de Alva e de Alvoco das Várzeas, num acto simbólico presenciado pela vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Graça Silva, o vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, o director-adjunto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e responsável pelo ensino pré-escolar, Artur Abreu.

O programa é dinamizado semanalmente, todas as segundas-feiras de manhã, até ao final do ano lectivo, com grupos que podem ir até duas dezenas de crianças por aula.

O transporte entre os estabelecimentos de ensino e o Complexo das Piscinas Municipais é assegurado pelo Município de Oliveira do Hospital, com a colaboração dos docentes e dos respectivos auxiliares de acção educativa do respectivo nível de ensino no acompanhamento das crianças.

O programa “mOHve te” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, criado em 2014 e dinamizado através do Pelouro do Desporto, com o objectivo de incentivar os Oliveirenses para a adopção de hábitos de vida saudáveis e para o fomento da prática desportiva.

Desde então, são vários os reptos lançados, com inúmeras iniciativas dinamizadas ao longo dos anos, que têm ganho cada vez mais o envolvimento da comunidade e uma participação activa da população.

O Programa “mOHve te a Nadar” do Município de Oliveira do Hospital, reconhecido enquanto Município amigo do desporto, integra agora mais uma das premissas de valorização do “mOHve te”, de promoção do desporto como um dos principais objectivos de uma vida activa saudável.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM