COIMBRA,16 de Abril de 2024

Oliveira do Hospital aposta no empreendedorismo

10 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: Oliveira do Hospital aposta no empreendedorismo

O Município de Oliveira do Hospital dinamizou, esta manhã, um workshop sobre empreendedorismo, no âmbito do projecto “Região de Coimbra Empreende+”.

A iniciativa contou com o testemunho de uma jovem empresária Oliveirense, empreendedora e responsável pela criação do próprio emprego, perante estudantes do concelho.

No início da apresentação, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Oliveira, vereador responsável pela área do Desenvolvimento Económico e Empresarial, reiterou a premissa da estratégia do Município, de apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio, como elemento facilitador e dinamizador de processos.

Perante estudantes do ensino complementar e técnico da EPTOLIVA, e do ensino superior, da ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Nuno Oliveira salientou a necessidade “da criatividade e da imaginação” na implementação de negócios de qualidade.

Defendendo que, “hoje, ser louco é ser criativo e inovador”, evidenciou a qualidade do ensino em Portugal, centralizando na qualidade do ensino existente no concelho, como elemento impulsionador da entrada de jovens no mercado de trabalho.

“Sabemos que actualmente só os melhores é que conseguem entrar de imediato no mercado de trabalho. Não queremos que sejam melhores do que os outros, queremos, sim, que dêem o melhor de vocês. Pois todos somos essenciais e é também importante que a nossa consciência esteja salvaguardada para aquilo que são os nossos objectivos”, referiu.

Para tal, defendeu, a missão passa por “acreditarmos sempre em nós, sem medos”. Nuno Oliveira recorreu à sua história pessoal como exemplo, para contar que o facto de ter começado a trabalhar desde cedo, lhe “causou sentido de respeito pelo mercado de trabalho, respeito pelo próximo e orgulho e ambição”.

Na mensagem aos estudantes, o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital deixou ainda o alerta para a importância da persistência diária no sucesso da concretização de ideias inovadoras.

Foi também sobre afinco e ambição, e sobre lutar por um sonho que nasceu da ideia de desenvolver a actividade profissional na terra de origem, que Rita Lagos, de 32 anos, contou como o Programa Municipal Empreender+, de desenvolvimento de ideias de negócio e implementado pelo Município de Oliveira do Hospital, proporcionou a criação da empresa Dent Hi-Tech, da qual proprietária, e a funcionar em Lagares da Beira, nas instalações do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3.

“Somos cinco pessoas e vamos, em breve, passar a seis. Estamos a adquirir uma máquina de alta tecnologia, que nos vai permitir, a partir das nossas instalações, trabalhar área das próteses dentárias para o mundo inteiro, com recurso ao digital e às altas e novas tecnologias”, explicou Rita Lagos.

A jovem empresária Oliveirense defendeu ainda “o apoio fundamental e a consciência presente de que não se está sozinho”, aquando do recurso a apoios na criação e na implementação de ideias de negócio.

O programa “Região de Coimbra Empreende+” resulta de uma parceria entre a CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes e foi criado para estimular o Empreendedorismo Qualificado e Criativo de âmbito regional.

É dirigido a um público-alvo diversificado, tem como objectivo a criação de novas empresas na região, através da atribuição de bolsas e mediante o respeito de critérios.

A participação é gratuita, mediante inscrição, e são atribuídas bolsas monetárias mensais de 750 até 1.200 euros, num período máximo de até seis meses, e prémios financeiros até 5.000 euros.

No Município de Oliveira do Hospital, o programa conta com a colaboração da Câmara Municipal, enquanto agente local de apoio a empreendedores, e o apoio da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital e da ACII – Associação Comercial e Industrial do Interior.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM