COIMBRA,24 de Abril de 2024

Núcleo de Estudantes de Medicina da AAC realiza XX Edição do Hospital do Ursinho

11 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Núcleo de Estudantes de Medicina da AAC realiza XX Edição do Hospital do Ursinho

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC) apresenta o “Hospital do Ursinho”, uma iniciativa que celebra este ano a sua vigésima edição e que decorrerá de 11 a 17 de Março de 2024, no Alma Shopping, em Coimbra.

O Hospital do Ursinho é um projeto sem fins lucrativos, dinamizado pelo NEM/AAC e direccionado a todas as crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos.

Esta actividade consiste na simulação de um hospital real em sintonia com o imaginário infantil, tendo como principal missão a desmistificação do “medo da bata branca”. Neste “hospital a brincar”, existem inúmeros consultórios onde são encenadas consultas e cirurgias, nas quais a criança assume o papel de mãe/pai do seu ursinho/boneco, que leva ao médico, sendo este representado pelos estudantes de medicina.

Através destas simulações adaptadas à sua idade, os mais pequeninos podem descobrir mais sobre o mundo médico e, assim, perder o receio que uma consulta ou ida ao hospital possa despoletar.

Durante a semana da actividade são recebidas mais de 3000 crianças, desde turmas do ensino pré-escolar de Coimbra a crianças trazidas pelos pais durante o fim-de-semana.

Pautado por valores como o altruísmo e a entrega ao próximo, este projecto conta ainda com uma vertente solidária: durante a semana da actividade, todos os participantes são convidados a levar brinquedos e bens de higiene, para que sejam doados a instituições vocacionadas para o acolhimento de crianças. Além disso, encontra-se actualmente a decorrer uma recolha de tampinhas, no Alma Shopping, que serão posteriormente doadas à Liga dos Pequeninos.

Esta edição comemorativa dos vinte anos do Hospital do Ursinho, conta, ainda, com outra novidade – “O Ursinho vai a Caminho”, que se realizou dia 23 de Fevereiro. Tratou-se de uma oportunidade de dar a conhecer o Hospital do Ursinho a ainda mais crianças do distrito de Coimbra, nomeadamente a crianças que frequentam escolas do concelho de Condeixa-a-Nova. Nesta actividade, foram os estudantes participantes que se deslocaram ao município, levando consigo todas as actividades e brincadeiras que caracterizam este Hospital.

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM