COIMBRA,17 de Maio de 2022

NERC afirma que há comércio, turismo e serviços além da Baixa de Coimbra

11 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: NERC afirma que há comércio, turismo e serviços além da Baixa de Coimbra

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra apresentou uma proposta à Câmara Municipal para a linha de financiamento do PRR com base numa candidatura multipolar que liga os principais pólos de comércio, serviços e turismo da cidade.

O projecto proposto tem o nome de “Coimbra GO 15” e ligaria a Baixa de Coimbra à Rua da Sofia, Avenida Fernão de Magalhães, Avenida Sá da Bandeira, Praça da República, Avenida Calouste Gulbenkian; Celas, Rua Humberto Delgado, Rua dos Combatentes, Rua do Brasil e Solum, bem como Rua Carlos Seixas e Avenida João das Regras, na margem esquerda da cidade (Santa Clara).

Segundo a proposta da NERC, que tem Pina Prata como presidente da Direcção, a ligação deste comércio seria assente em eixos fundamentais de circuito de clientes situados a 15 minutos do centro da c idade e mobilizando várias empresas do comércio, turismo serviços existentes nos eixos e bairros.

Como pilares de “envolvimento da rotação dos clientes”, a NERC aponta a Baixa de Coimbra, o Mercado D. Pedro V, o Convento de S. Francisco, os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Estádio Cidade de Coimbra (todo este circuito abrangente de áreas comerciais, restaurantes, serviços, entre outros), a que aliava zonas e bairros comerciais onde estão centros comerciais com grande presença (Golden, S. José, Mayflower, Alma Shopping, etc…).

O objectivo é “apostar na revitalização dos centros históricos e das zonas e bairros comerciais à distância de 15 minutos do centro histórico, bem como desenvolvimento da actividade comercial assumindo os valores comerciais que transportam”.

“Contribuir para a valorização e preservação dos activos do comércio e serviços turísticos da cidade de Coimbra, potenciando a actividade económica e a relação com o consumidor” são outros objectivos apontado, assim como “contribuir para a valorização da actividade económica, promovendo a sustentabilidade na área do comércio, serviço e turismo”.

A NERC defende, ainda, a “promoção da participação activa da comunidade e dos agentes locais nas iniciativas previstas” e “um programa para a recuperação orientado para o desenvolvimento da económica local”.

“O Projecto Bairro Comercial Digital – Coimbra Go 15” seria uma aposta e ligação bastante forte para Coimbra e para a dinamização do seu comércio no seu todo, não olhando e focando apenas para a Baixa como a zona comercial da cidade, mas sim como pólo de intervenção mobilizador de clientes e de rotação destes nestas zonas da cidade, ligando num projecto no âmbito do PRR uma ambição de apoiar de uma maneira integrada o comércio e empresas da cidade, envolvendo a nível público Câmara e três Freguesias (Santo António dos Olivais, Sé Nova e Santa Clara) como um projecto inovador a nível nacional” – refere a NERC.

Segundo a Associação, “teríamos uma grande envolvência da cidade partindo de eixos claros e fundamentais desta, sendo de 15 minutos a envolvência entre toda essa zona, numa oferta comum integrada e ligando em termos económicos a margem esquerda a direita”.

A Direcção da NERC afirma que “seria mais uma oportunidade de consolidar o comércio, turismo e serviços da cidade, com um projecto mais amplo no âmbito do PRR, apoiando as empresas nos locais mais comerciais da cidade de Coimbra”, sustentando que “deveria ser uma candidatura que mobilizasse a Câmara, as Freguesias, a cidade e os agentes económicos, de uma maneira integrada e multipolar”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM