COIMBRA,19 de Abril de 2024

“Natal Serrano: entre o céu e a serra” está de volta à Pampilhosa da Serra

26 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: “Natal Serrano: entre o céu e a serra” está de volta à Pampilhosa da Serra

Natal Serrano: entre o céu e a serra, está de volta à Pampilhosa da Serra o mais autêntico espírito natalício.

Entre os dias 7 a 11 de Dezembro, e de 16 a 18 de Dezembro, no Mercado Municipal da Pampilhosa da Serra, o Natal Serrano é um evento que convida os visitantes a saborear e a sentir o Natal de outros tempos. Entre o céu mais estrelado e as paisagens da serra, o mais autêntico espírito do Natal está de regresso à Pampilhosa da Serra. A gastronomia e o artesanato são os “cabeças de cartaz” deste certame que inclui ainda actuações musicais para todos os gostos e todas as idades e espaços e espectáculos dedicados aos mais novos. E porque não há quadra mais propícia do que o Natal para olhar o céu e contemplar de perto o universo que nos rodeia, todos os visitantes do Natal Serrano poderão fazê-lo da forma mais espectacular: um planetário. As informações detalhadas do evento estão já disponíveis em: https://natalserrano.pt/.

O Natal Serrano é um local onde moram os sentimentos e os momentos mais genuínos que a quadra natalícia tende a despoletar. A união, o convívio à mesa, a família, a felicidade espontânea das crianças, a serenidade ou o aconchego junto da fogueira. E será precisamente a fogueira de Natal que “alimentará” o espírito contagiante deste evento, no qual se sentirá, desde logo e como não poderia deixar de ser, o aroma da gastronomia local!

A tradicional Filhó Espichada, uma das iguarias mais aclamadas da gastronomia serrana, reclama para si um festival próprio dentro do certame e as 8 freguesias do concelho da Pampilhosa da Serra darão a conhecer as diferentes formas de confeccionar esta iguaria. De forma original os visitantes serão desafiados a colocar em prática os segredos de confecção da Filhó Espichada que foram absorvendo nas várias “bancas” no atelier “Aqui Espicho Eu!”. A experiência gastronómica, que a par do artesanato é um dos “cabeças de cartaz” deste evento, pode ainda prolongar-se nas tasquinhas típicas, onde entre brindes vai ser possível saborear receitas “à moda antiga” que prometem dar um tempero especial a esta quadra, como é o caso da tibornada de bacalhau.

O Natal Serrano é um Natal de tradições, de valorização dos costumes e dos saberes. Os concertos e as actuações musicais itinerantes serão uma constante, privilegiando-se, claro está, os sons populares. Contudo, haverá música para todos os gostos, pelo que vão subir ao palco do evento nomes como Augusto Canário, David Antunes e Jéssica Cipriano, o Grupo dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, entre muitos outros. Para as crianças está também reservado um programa repleto de (boas) surpresas.

Além de espectáculos, há espaços inteiramente dedicados aos mais novos, como é o caso da Eira da Brincadeira, onde os sorrisos se constroem com criatividade, ou a oficina do brinquedo, onde será possível aprender a arte da fabricação de brinquedos de madeira com a ajuda de um mestre artesão. Mas, como se tudo isto não bastasse para que o Natal Serrano poder proporcionar a todos os visitantes da Pampilhosa da Serra uma vivência tradicional e genuína da quadra, este ano haverá uma novidade que promete entusiasmar pequenos e graúdos: um planetário, espaço de ciência e de sonhos onde os elementos astronómicos prometem iluminar a imaginação e a criatividade, proporcionando agradáveis momentos em família.

No dia 11 de Dezembro (domingo), o programa “Domingão” da SIC, transmitirá em directo a partir do evento. Da luz do Natal mais próximo das estrelas, à magia da época vivida como antigamente, os visitantes podem celebrar a verdadeira tradição em Pampilhosa da Serra.

Saiba tudo em https://natalserrano.pt/

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM