COIMBRA,13 de Junho de 2024

Não há Serenata da Queima das Fitas… mas “manifestação” na Sé Velha (actualização)

22 de Maio 2024 Rádio Regional do Centro: Não há Serenata da Queima das Fitas… mas “manifestação” na Sé Velha (actualização)

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas anunciou, esta quarta-feira, o cancelamento da Serenata Monumental, prevista para a meia-noite de amanhã (quinta-feira). A Secção de Fado da AAC vai estar na Sé Velha.

A proposta de realizar a Serenata na Sé Nova foi recusada pela Secção de Fado da AAC, que disse só aceitar no espaço tradicional da Sé Velha, com a PSP de Coimbra a colocar entraves, alegando questões de segurança.

Entretanto, a Secção de Fado da AAC anunciou que “não podendo deixar a Academia sem Serenata, nos 125 anos de Queima das Fitas”, decidiu “marcar presença na manifestação convocada para a noite de 23 e 24 de Maio para que, através do nosso direito de reunião livre, proporcionemos aos Estudantes uma histórica Serenata Monumental no Largo da Sé Velha”.

A justificação da Comissão Organizadora da Queima das Fitas é a seguinte:

«Unidos no objectivo, não na forma!

Cara comunidade académica, a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) em meio a este impasse, e após esgotar todos os prazos para garantir todas as condições de segurança e logísticas exigidas pelas autoridades competentes para a organização da Serenata Monumental da Queima das Fitas, vem por este meio comunicar que a mesma não se irá realizar este ano.

É importante para a COQF que não se criem divisões na academia visto que continuamos todos a trabalhar no sentido de devolver a Serenata ao seu sítio tradicional, assegurando todas as condições de segurança que permitam a emissão de autorização por parte das entidades com a prerrogativa legal para o fazer.

Até à data, como é público, não houve pareceres positivos expressos destas entidades para a realização da Serenata na Sé Velha, porém foi possível perceber que medidas seriam necessárias para a realização do evento onde todos desejamos que ele possa acontecer.

Contudo, dado o curto espaço de tempo, não foi possível à COQF, nem às autoridades policiais, assegurar as exigências logísticas, de recursos e materiais inerentes à realização do mesmo no espaço Sé Velha, nos moldes que permitam parecer positivo e a sua autorização, conforme exigido por lei.

Desta forma, não querendo deixar os nossos estudantes sem a Serenata Monumental da Queima das Fitas, propusemos à Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) a única solução possível: a realização na Sé Nova.

Não tendo a Secção de Fado demonstrado qualquer tipo de cedência neste processo, recusando-se a actuar em qualquer outro local que não a Sé Velha, somos então obrigados, lamentavelmente, a cancelar a Serenata. Apelamos neste momento que a informação passada seja a correcta e em boa fé.

A COQF não irá promover nenhum evento que não cumpra todos os requisitos exigidos pelas autoridades de segurança, nem organizará um evento sem as respectivas licenças e autorizações a que está, por lei, obrigada».

SECÇÃO DE FADO DA AAC

«Não podendo deixar a Academia sem Serenata nos 125 anos de Queima das Fitas, decidimos que iremos marcar presença na manifestação convocada para a noite de 23 e 24 de Maio para que, através do nosso direito de reunião livre, proporcionemos aos Estudantes uma histórica Serenata Monumental no Largo da Sé Velha.

Estamos conscientes das limitações do espaço mas temos também confiança nos Estudantes que em todas as edições anteriores da Serenata na Sé Velha se comportaram sempre de forma exemplar e ordeira. Não obstante, estamos a contactar os nossos colegas de curso e conhecidos para ressalvar a necessidade de que todos marquem presença de forma ordeira, calma e em silêncio. Através da manifestação, foi também requisitado o corte de trânsito e ruas, por forma a garantir o acesso de veículos de emergência.

A Secção de Fado sempre foi muito clara nos seus objectivos e posição: Serenata Monumental só há uma. Na Sé Velha e mais nenhuma!».

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM