COIMBRA,20 de Maio de 2022

Museu Machado de Castro lança campanha para restauro de 16 peças

11 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: Museu Machado de Castro lança campanha para restauro de 16 peças

O Museu Nacional Machado de Castro iniciou, no dia 7, uma campanha de angariação de fundos para restaurar 16 esculturas em madeira, dos séculos XVII e XVIII, originárias de vários espaços de Coimbra, tais como a Capela da Estrela, o Real Colégio Ursulino das Cinco Chagas ou a Igreja de São de Almedina.

A  Liga de Amigos Museu Nacional Machado de Castro (AMIC) respondeu de forma positiva a este desafio.

Estas esculturas, que carecem de uma intervenção urgente, integram a exposição temporária “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]”, inaugurada recentemente e que procura dar visibilidade e contexto a 70 peças do acervo deste Museu, até agora resguardadas do olhar público, por integrarem as suas reservas.

A inexistência de técnicos de conservação e restauro nos quadros técnicos do Museu, impossibilita a realização de trabalhos mais profundos e torna incontornável o recurso a empresas especializadas no exterior.

A verba a angariar, destinada ao pagamento do restauro daquelas 16 peças, é de cerca de 32 mil euros, e será exclusivamente angariada através desta campanha de subscrição pública, convocando a participação de cidadãos e empresas.

Os contributos, de qualquer montante, podem ser efectuados através de: transferência bancária para a conta da Liga de Amigos (PT50 0010 0000 35375910001 76) ou através de um donativo presencial, na caixa que está na exposição temporária. Neste espaço, está igualmente disponível um caderno com as 16 peças, onde as pessoas, caso assim o pretendam, ao fazer uma doação, identificam e justificam a escolha do donativo para uma peça específica.

Para além dos donativos presenciais ou por transferência bancária, a Liga de Amigos vai também procurar contactar empresários e empresas da região, que possam estar interessados em apoiar o restauro das peças integradas na campanha.

Os donativos poderão ser dirigidos à campanha em geral ou especificamente ao restauro de uma, ou mais peças, em particular. Quando atingido o montante necessário ao restauro de cada uma das peças, será anunciado o encerramento da subscrição para o seu restauro.

Por cada donativo identificado, será emitido pela Liga de Amigos, o respectivo recibo.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM