COIMBRA,24 de Maio de 2024

Museu do Centro de Reabilitação da Tocha presente em congresso na Noruega

29 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Museu do Centro de Reabilitação da Tocha presente em congresso na Noruega

O projecto de salvaguarda e revitalização do património do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais (HCRP), na vila da Tocha, em Cantanhede, acaba de participar, em representação de Portugal, numa conferência internacional sobre a doença de Hansen, na Noruega.

O projecto, desenvolvido pelo Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP), único dedicado à hanseníase em Portugal, foi dado a conhecer na Conferência Internacional de Bergen, organizada pela Sasakawa Leprosy (Hansen’s Disease) Initiative e pela Universidade de Bergen.

O encontro contou com a presença de cerca de 200 pessoas, provenientes de todo o mundo, incluindo médicos, especialistas em direitos humanos e em preservação do património histórico, investigadores, organizações não-governamentais e organizações de pessoas afetadas pela doença, afirma o CMRRC-RP.

A participação nesta conferência surgiu de um convite feito pela instituição Sasakawa Health Foundation, no Japão, que tem apoiado, desde 2017, o projecto de salvaguarda e revitalização do património do antigo HCRP, também conhecido por leprosaria nacional.

A curadora do núcleo museológico, Cristina Nogueira, foi “representar Portugal integrando um ‘workshop’ e um dos painéis da conferência especificamente sobre a preservação do património e da história da hanseníase”.

Uma das questões fulcrais do encontro dos especialistas foi perceber “como preservamos e comunicamos a história da doença e garantimos que as lições sejam aprendidas e aplicadas a esta e outras ameaças à saúde pública”.

Durante o evento foi reflectida a “importância deste trabalho e o seu contributo para os desafios médicos e sociais existentes no combate à Hanseníase e à discriminação a ela associada no mundo”.

Segundo o CMRRC-RP, a conferência aconteceu na cidade onde há 150 anos o norueguês, Armauer Hansen, identificou o bacilo causador da doença, e de acordo com o director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Ghebreyesus, continua a ser “uma das descobertas mais importantes da saúde global”.

A criação do núcleo museológico do HCRP, instalado numa das alas da capela que integra o complexo de edifícios daquele centro, surgiu no âmbito do projecto “Rovisco Pais old leprosy – a museological nucleus and storytelling website”, apoiado pela Sasakawa Health Foundation.

No mês de Março, o CMRRC-RP inaugurou a biblioteca científica do antigo Hospital, que se constitui como mais um pólo do Núcleo Museológico do Centro, inaugurado em 2021.

Já no início do ano, o CMRRC-RP candidatou o seu núcleo museológico ao reconhecimento de Interesse Cultural, junto do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC).

Entidade inserida no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro presta “cuidados de saúde diferenciados na área da medicina física da reabilitação à população residente na sua área de influência, correspondente aos seis distritos da Região de Saúde do Centro” (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM