COIMBRA,17 de Maio de 2022

Museu de Coimbra com actividades nas férias de Páscoa para público infanto-juvenil

7 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: Museu de Coimbra com actividades nas férias de Páscoa para público infanto-juvenil

São quatro as propostas de programação que o Museu Municipal de Coimbra vai disponibilizar a crianças e jovens, no período de férias lectivas da Páscoa, de forma gratuita.

Com a aproximação do período de interrupção lectiva da Páscoa, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra oferece, através do Serviço Educativo do Museu Municipal de Coimbra, várias iniciativas dirigidas a crianças em idade pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, assim como a centros de Actividades de Tempos Livres. Com o objectivo de proporcionar o contacto de proximidade com a Arte e a História, envolvendo o público infanto-juvenil em diferentes experiências proporcionadas nos núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra, vão decorrer quatro oficinas temáticas.

A primeira oficina, dedicada à “Primavera”, é já no próximo sábado, dia 9 de Abril, integrada no projecto “Sábados no Museu Municipal de Coimbra”. A acção pretende celebrar a chegada da Primavera tendo como ponto de partida o conjunto de aves da “Vista Alegre”, da colecção Telo de Morais. Dirigida a crianças dos quatro aos oito anos de idade (acompanhadas por adultos), vão decorrer duas sessões – às 10h30 e às 14h30 – no Edifício Chiado.

Na semana seguinte, nos dias 12, 13 e 14 de Abril, a programação integra outras três oficinas: “À descoberta das obras da colecção Telo de Morais: Localiza e identifica!”, “Regresso ao Passado” e “Cioga, Esnoga, Sinagoga!”, que decorrem, respectivamente, no Edifício Chiado, na Torre de Almedina e no Edifício da Inquisição.

No núcleo museológico do Edifício Chiado, partindo da descoberta da exposição “Missão Sem Título” e tendo como suporte as plantas do equipamento municipal, os participantes vão ser desafiados a localizar e a identificar as obras que despertaram os “Agentes Secretos” a criar os seus trabalhos. A oficina “À descoberta das obras da colecção Telo de Morais: Localiza e identifica!” tem como público-alvo crianças dos três aos 12 anos e acontece de terça a quinta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Já a oficina “Regresso ao Passado”, que terá lugar na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, propõe aos participantes uma viagem que percorre mil anos de história, a qual vai permitir descobrir mais sobre a cidade medieval de Coimbra. É um passeio no tempo e na história da cidade, que está disponível para crianças dos seis aos 12 anos, de terça a quinta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00.

O mais recente núcleo museológico do Museu Municipal – o Edifício da Inquisição – localizado no Pátio da Inquisição, acolhe a oficina “Cioga, Esnoga, Sinagoga!”, que pretende desconstruir estas três palavras incitando os mais novos a investigar sobre a sua origem, apoiados na visita acompanhada à exposição “Judeus de Coimbra” ali instalada.

Esta oficina é dirigida a crianças dos três aos 12 anos e pode ser frequentada de terça a quinta-feira, das 14h00 às 16h00.

Os interessados em participar em qualquer uma das oficinas propostas deverão proceder a uma inscrição prévia, gratuita, através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ou do telefone (239840754).

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM