COIMBRA,1 de Março de 2024

Município de Soure promove “Filarmonias – 10 Concertos, 10 Freguesias”

26 de Fevereiro 2023 Rádio Regional do Centro: Município de Soure promove “Filarmonias – 10 Concertos, 10 Freguesias”

No âmbito das políticas de apoio e incentivo à Cultura levadas a cabo pela Câmara Municipal de Soure, a autarquia tem procurado dinamizar actividades e promover o que de melhor se faz no Concelho.

Afirmando-se culturalmente pela excelente execução musical dos instrumentistas e das filarmónicas existentes, Soure tem sido palco de brilhantes concertos. Pode
considerar-se, aliás, a música como sendo um dos ex-líbris culturais concelhios. Neste sentido, e na tentativa de fazer chegar a música a todo o território do Concelho, o Município de Soure promove mais uma edição da iniciativa “FILARMONIAS – 10 CONCERTOS, 10 FREGUESIAS”.

Este projecto surge da intensa actividade e dinamismo demonstrados pelas cinco bandas filarmónicas concelhias, reconhecidas pela Autarquia, que, em articulação com as 10 Juntas de Freguesia, endereçou o convite às filarmónicas para que estas produzissem dois concertos a realizar em duas freguesias distintas. O objetivo é descentralizar as actividades culturais, fazendo chegar este programa a todas as freguesias e promover a diversidade musical, uma vez que as filarmónicas não atuarão na sua freguesia de origem.

Este ano, por impossibilidade de participação da Banda de Soure, o Município convidou a Associação Musical União Filarmónica Maiorquense e a Filarmónica Marialva de Cantanhede, oriundas dos Concelhos de Figueira da Foz e Cantanhede respectivamente, e com juntamente com Soure integram o programa musical
“Pandemúsica”.

As actuações incluem reportórios com músicas sobejamente conhecidas pelo público e novos arranjos musicais, fruto do trabalho desenvolvido por instrumentistas, maestros e direcções das bandas. Face à qualidade demonstrada e ao sucesso tido em anos anteriores, a Autarquia leva a cabo mais uma edição, considerando que este programa privilegia um mais fácil e salutar acesso à cultura por parte das populações.

Esta iniciativa municipal decorrerá entre os meses de Fevereiro, março e abril, sendo que aos sábados os concertos realizar-se-ão às 21h00 e aos domingos às 16h00. Os primeiros eventos deste programa têm lugar dias 25 (na Casa do Povo de Vila Nova de Anços) e 26 (Centro Paroquial de Queitide) de Fevereiro, estando ambos os espectáculos musicais a cargo da Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM