COIMBRA,24 de Maio de 2024

Município de Soure distinguido como “Município Amigo do Desporto” e “Autarquia Solidária”

7 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Município de Soure distinguido como “Município Amigo do Desporto” e “Autarquia Solidária”

O Município de Soure foi distinguido, esta segunda-feira, com os Galardões “Município Amigo do Desporto” e “Autarquia Solidária”, recebidos pelo Vereador responsável pelos dois pelouros, Dr. Gil Soares, e atribuídos pela plataforma Cidade Social.
Foi a primeira vez que Soure apresentou candidatura ao Programa “Autarquia Solidária”, que tem por objectivo criar um sistema de reconhecimento público de boas práticas através da atribuição do “Galardão Autarquia Solidária” a municípios que implementem programas comunitários que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas.
Em Soure, são numerosos os programas e as iniciativas sociais levados a cabo, cuja relevância concorre para o reconhecimento público das suas boas práticas: Programa Cegonhas; Programa de Emergência Social; apoio à melhoria do conforto habitacional; apoio a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica; atribuição de Bolsas de Estudo; apoio ao associativismo social; promoção de um envelhecimento activo e saudável; projectos em parceria, entre os quais Gabinete de Inserção Profissional (GIP), o Balcão da Inclusão, o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), o Gabinete da Igualdade e Apoio à Vítima (GIAV) e o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC); ou ainda o trabalho em rede realizado com entidades locais, como USF, UCC, CPCJ, GNR, IPSS, entre outras.
A integração do Município de Soure neste programa permitirá dar continuidade à partilha de conhecimento entre pares, bem como à capacitação técnica para novas abordagens em matéria de intervenção social e comunitária.
Já no que respeita ao Galardão “Município Amigo do Desporto”, é o sexto ano consecutivo que Soure recebe esta distinção, que procura reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios. São distinguidos anualmente os municípios que, reconhecidamente, desenvolvam uma política de apoio ao desporto de excelência.
O Município de Soure tem vindo a implementar uma estratégia que, além da aposta na formação e no apoio às colectividades, pretende potenciar a diversificação e promoção da oferta desportiva concelhia, bem como atrair para o Concelho a realização de eventos desportivos regionais, nacionais e internacionais.

A concretização de várias competições com grande visibilidade visa a afirmação de Soure como uma referência na área do Desporto, além de assumirem um forte contributo para a dinamização da economia local.
Ao longo do ano, a Autarquia organiza, promove e apoia centenas de iniciativas e atletas ligados à prática desportiva, designadamente nas modalidades de atletismo, futebol, futsal, escalada, voleibol, ténis de mesa, ciclismo, BTT, downhill, bilhar, pesca desportiva, columbofilia, xadrez e dança.
A Autarquia encontra-se ainda em fase de valorização do sector, promovendo a prática de actividade física regular e estilos de vida saudáveis, celebrando anualmente Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo e renovando os apoios ao funcionamento às colectividades e associações locais para a prática de várias modalidades.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM