COIMBRA,4 de Março de 2024

Município de Soure associa-se ao projecto “Não à diabetes!”

20 de Março 2018 Rádio Regional do Centro: Município de Soure associa-se ao projecto “Não à diabetes!”

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Nacional de Municípios Portugueses estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito do Projecto Desafio Gulbenkian “Não à diabetes!”, ao qual o Município de Soure aderiu.

Neste sentido, o Gabinete de Acção Social e Saúde do Município de Soure passará a estar presente em algumas iniciativas ligadas à actividade física no concelho, designadamente em caminhadas, fazendo um rastreio em parceria com os Bombeiros Voluntários de Soure, no âmbito do estudo “Um Futuro para a Saúde – Todos Temos um Papel a Desempenhar”.

A acção de rastreio consiste na pesagem (com avaliação corporal), mediação do perímetro abdominal, medição da glicémia e na resposta a um questionário breve sobre o consumo de fruta e legumes e a existência de diabetes.

“Esta iniciativa visa identificar a população com risco acrescido de desenvolver diabetes, trabalhando na sua prevenção através da adopção de um estilo de vida saudável, com base numa alimentação equilibrada e a prática de exercício físico”, refere uma nota da autarquia, salientando que o projecto pretende ainda detectar casos de cidadãos que desconheçam ter a doença e actuar no seu combate em parceria com os serviços de saúde.
As actividades do projecto “Não à diabetes” tiveram início este domingo (18), na I Caminhada da Secção Desportiva da ACDSF da Vinha da Rainha. A próxima acção terá lugar em Alfarelos, no dia 8 de Abril, pelas 9h00, na Caminhada do 90.º aniversário da Elevação de Alfarelos a Vila.

O Município de Soure sensibiliza “todos os munícipes a aderir a este rastreio, num esforço de prevenção para melhorar a saúde de todos”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM