O Município de Alvaiázere procedeu ao pagamento antecipado do empréstimo contraído pela autarquia aquando da adesão ao Programa de Apoio Economia Local (PAEL), anunciou hoje a edilidade.
A adesão ao PAEL, em 2012, permitiu aumentar a liquidez de tesouraria da Câmara Municipal e, desta forma, proceder a pagamentos, que, à data, se encontravam em atraso a fornecedores. Como contrapartida, o Município ficou obrigado ao cumprimento de um plano de ajustamento financeiro.
“A melhoria da situação financeira da autarquia permitiu tomar a decisão de antecipar o pagamento do empréstimo e, desta forma, possibilitar a poupança de milhares de euros em juros e desobrigar o Município dos constrangimentos inerentes ao plano de ajustamento financeiro a que estava sujeito”, refere uma nota da Câmara liderada pela social-democrata Célia Marques.
No passado dia 2 de Maio, a autarquia procedeu ao pagamento de 1.129.758,59 euros, antecipando a liquidação integral do empréstimo que só terminaria em 2026.
“Com esta opção de gestão, a Câmara Municipal obtém uma poupança de 100.000 euros em juros”, salienta a mesma nota.
(Na foto, a autarca Célia Marques assina ao tesoureiro Jorge Ribeiro a ordem de pagamento do empréstimo contraído no âmbito do PAEL)
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM