COIMBRA,14 de Julho de 2024

“Montra das Artes & Ofícios” regressa à Baixa de Coimbra este domingo

17 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: “Montra das Artes & Ofícios” regressa à Baixa de Coimbra este domingo

A “Montra das Artes & Ofícios” está de regresso à Baixa da cidade de Coimbra este domingo, dia 18 de Fevereiro, das 9h00 às 19h00. Esta é uma iniciativa implementada pela Câmara Municipal (CM) no ano passado, com o objectivo de promover o património material e imaterial da cidade e da região na vertente do artesanato. Este ano, a “Montra das Artes & Ofícios” decorre nos terceiros
domingos de cada mês. Este domingo são esperados cerca de 20 expositores nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, e, ainda, um desfile, às 15h00, do Largo da Portagem à Visconde da Luz, realizado pela Associação Artística e Cultural Os Sempre na Paródia de Coimbra.
Com nove edições realizadas em 2023, entre Abril e Dezembro, a “Montra das Artes & Ofícios” revelou-se um evento atractivo para a comunidade local e para os turistas que visitam a cidade, cumprindo o objectivo de promover o artesanato ancestral em comunhão com as novas criações artísticas. Motivos que levam a CM de Coimbra a alargar o formato do evento, passando a integrar
12 edições da “Montra das Artes & Ofícios” na programação cultural, a decorrerem até ao final do ano.
Este domingo, cerca de 20 expositores que vão mostrar à produtos ligados às artes e aos ofícios, promovendo os usos e os costumes tradicionais, as artes visuais e as manifestações espontâneas da cultura popular levando, assim, os visitantes a descobrir o património através da arte de criar objectos feitos à mão.
Com esta iniciativa, a CM de Coimbra, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e
Património, dá continuidade à estratégia cultural de divulgação, de promoção e de salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região, nas suas diferentes práticas e expressões artísticas.
As áreas de artesanato tradicionais, como a cestaria, a cerâmica, a tanoaria, a tecelagem de Almalaguês, a loiça de Coimbra, os utensílios em madeira, em couro, em pedra, em trapilho ou em barro preto, vão estar em destaque neste evento, que cruza a tradição com a contemporaneidade, através da criação de produtos originais exibidos por novos criadores e artistas, seja no campo da ilustração ou do design, com recurso a técnicas e matérias-primas distintas.
Aliado ao amplo universo das artes e ofícios, o trabalho ao vivo, com demonstração das várias fases de produção de uma peça artesanal, com assinatura em nome próprio, constitui outro dos destaques da iniciativa.
O evento dirige-se a artesãos e artistas (a título individual ou colectivo), associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social que desenvolvam projectos na área das actividades artesanais e artísticas. A participação na iniciativa requer um processo de inscrição, gerido pelo Município de Coimbra, através do Departamento de Cultura e Turismo (dct@cm-coimbra.pt | 239 857 507).

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM