Tiago Castelo Branco e José Veríssimo com as mascotes, Nico e Infanta
Montemor-o-Velho volta a transformar-se num parque temático de Natal para toda a família, a partir do próximo sábado, com a 8ª edição do Castelo Mágico a querer bater o recorde de 50 mil visitantes do ano passado.
Até 28 de Dezembro o castelo medieval da vila montemorense vai ter muita animação natalícia, sendo este ano a principal novidade e atracção uma mini-roda gigante para crianças, mas também se pode desfrutar de uma pista de patinagem no gelo, animação, espectáculos, arborismo, insufláveis, visitas ao Pai Natal, um ‘ice tubing’, actividades com realidade virtual, um mercadinho, um vídeo ‘booth’ 360º, de um carrossel, baloiço mágico e pinturas faiais.
“Este é um evento já com referência a nível regional, nacional e internacional, que projecta o concelho no mapa natalício do país”, acentuou o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho na apresentação do Castelo Mágico.
“De 29 de Novembro a 28 de Dezembro, o nosso monumento nacional volta a transformar-se no maior parque temático de Natal do Centro de Portugal, um espaço encantado onde os sonhos ganham vida e onde todas as famílias são convidadas a desembrulhar e a descobrir um Natal único, vivido dentro e fora das muralhas”, referiu José Veríssimo.
O autarca realçou que a edição de 2024 contou com a presença de mais de 50 mil visitantes, um recorde que a autarquia espera voltar a quebrar este ano. Este feio foi reforçado pelo director executivo da MOT, empresa responsável pela produção do Castelo Mágico, ao sublinhar que o recorde de público alcançado na edição anterior representa um número significativo para um evento natalício.
“Ano após ano o evento foi-se afirmando a nível nacional como um verdadeiro destino de Natal e de famílias”, acentuou Tiago Castelo Branco, dando conta da presença de muitos visitantes da área de Lisboa, do Alentejo e de Espanha.
Festa nocturna
A peça de teatro “O Quebra-Nozes e a Magia do Natal”, o conto encenado “O Natal das Bruxas”, uma parada natalícia, um espectáculo de fogo, mini ‘shows’ de Bluey e Bingo e Masha e o Urso, são outras das actividades previstas na programação.
Incluída no programa, há uma caminhada nocturna de cerca de três quilómetros, agendada para 20 de Dezembro, no âmbito da qual os participantes passam por um percurso iluminado por efeitos especiais e neve artificial, que termina no Castelo, onde será realizada uma festa.
Sobre o investimento municipal no evento, José Veríssimo afirmou que “houve uma redução” em relação ao ano anterior, estando “sensivelmente abaixo do meio milhão de euros”. “Em termos de preço reduzimos, mas aumentamos em muito na qualidade”, acentuou.
Os bilhetes diários para a iniciativa já podem ser adquiridos por cinco euros, para crianças entre os 3 e os 12 anos, e por pessoas com mais de 65 anos, e por seis euros para os que tenham idades compreendidas entre os 13 e os 64 anos.
O Castelo Mágico estará aberto, das 10h00 às 19h00, de sexta-feira a domingo, nos feriados dos dias 1 e 8 de Dezembro, além dos dias 4, 11, 22 e 23 de Dezembro.
Este evento de Natal, produzido pela MOT, tem as parcerias da Turismo do Centro de Portugal, da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, do Município de Penela (Penela Presépio) e do Portugal dos Pequenitos / Fundação Bissaya Barreto.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM