COIMBRA,18 de Maio de 2022

Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos regressa a Penela

20 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos regressa a Penela

Vai decorrer no próximo dia 24 de Abril o XI Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos no Rabaçal, concelho de Penela. Este certame é organizado pela União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal com o apoio da Câmara Municipal de Penela e a colaboração da Associação de Caminheiros de Penela, o Agrupamento de Escuteiros de Penela, o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, o Centro Social e Polivalente do Rabaçal e a Associação de Produtores de Queijo Rabaçal – Aprorabaçal.

O evento terá lugar na Estação Arqueológica da Villa romana do Rabaçal, que, poderá ter de ser deslocalizado para uma tenda gigante a colocar no Campo de Futebol do Rabaçal, caso as condições climatéricas assim o exijam.

Todos os interessados poderão comprar e degustar não só o famoso Queijo do Rabaçal, mas também outros produtos endógenos, como o Vinho Terras de Sicó, Azeite, Mel e Nozes.

Com este certame “pretende-se sensibilizar a comunidade para a actividade de pastorícia e da produção tradicional do Queijo do Rabaçal, valorizando em simultâneo outros produtos e elementos que caracterizam a região, num ambiente de recriação histórica conjugada com a festa popular, protagonizada pelo folclore e música popular”, refere a autarquia

O visitante é assim convidado a reviver o ambiente do Palácio da Villa Romana do Rabaçal desde o século IV, até à actualidade, participando numa história que vai percorrendo os diversos espaços e tempos deste complexo agrícola.

O Mercado será ainda animado por um conjunto de recriações históricas, nomeadamente a “chegada dos Romanos com o maior Queijo fresco do Rabaçal”, ateliers infantis para o fabrico de Queijo, pão e elaboração de mosaicos romanos, contando ainda com um passeio pedestre para todos os visitantes. Visita guiada e gratuita à Villa Romana do Rabaçal e ao museu Romano.

Este evento teve início em 2010, pela então Presidente Junta de Freguesia do Rabaçal, Maria Marmé, com o apoio da Câmara Municipal de Penela e nos últimos dois anos não se realizou devido à pandemia.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM