COIMBRA,16 de Abril de 2024

Marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” representada por 29 novos estabelecimentos

2 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: Marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” representada por 29 novos estabelecimentos

São 29 os novos estabelecimentos de hotelaria e restauração que vão representar a marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” nas categorias dos seus maiores ícones: a água, o pão, o vinho e o leitão.
A entrega das insígnias decorreu, esta quarta-feira (30), na Adega Rama, em Santa Luzia, na 9.ª edição da Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. A atribuição destas distinções foi o culminar de um rigoroso processo de selecção a que se submeteram restaurantes e cafetarias, produtores de vinho, padarias, assadores de leitão e o engarrafador da água mineral de Luso.

Na categoria mais completa, em que o estabelecimento fica avalizado a usar os quatro selos da marca – água, pão, vinho e leitão – foram distinguidos 11 restaurantes e um hipermercado, que irão ostentar as insígnias da marca e garantem ao consumidor padrões de qualidade nos quatro produtos. No que se refere ao leitão, foi premiado o assador “Leirão 100% Bairrada”. No sector do pão, são quatro as padarias distinguidas e que garantem o pão mais genuíno da Mealhada, de quatro bicos e cozido em forno a lenha. Na água, está a Sociedade Central de Cervejas, comercializadora da Água de Luso, água mineral que nasce, a 28º C de temperatura, no Luso a partir da água da chuva infiltrada na Serra do Buçaco, em rochas formadas, quase exclusivamente, por quartzo. Trata-se de uma água hipossalina, isto é, muito pouco mineralizada, vulgarmente designada como levíssima. Os vinhos são outro elemento da marca que se quer à mesa da Mealhada. Oito produtores locais receberam as insígnias que reconhecem a qualidade e excelência dos seus vinhos, por natureza, encorpados, com predominância das castas consagradas ao longo dos anos – Baga, Touriga Nacional e Syrah e de Denominação de Origem Controlada Bairrada ou a indicação geográfica Beira Atlântico. Foram ainda distinguidos cafetarias ou restaurantes que, não dispondo de todos os ícones da gastronomia, garantem a qualidade de um, dois ou três produtos.
Além da entrega das insígnias da marca, a Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada contou também com a homenagem, póstuma, a dois empresários locais: Messias Baptista, fundador das Caves Messias, e Álvaro Pedro, fundador do restaurante Pedro dos Leitões. A ambos foi atribuído o Prémio Grande Mérito Empresarial pelo relevante impulso na dinâmica empresarial no Concelho da Mealhada.

Presente na Gala, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, disse ser um enorme orgulho perceber o Município e os seus agentes económicos estão “unidos neste projecto de salvaguarda e de preservação da genuinidade da nossa gastronomia”. A marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” nasceu há 15 anos, consolidou-se e, desta feita, “cresceu com a confiança e dedicação de restaurantes, padarias, assadores de leitão, produtores de vinhos e da Sociedade de Água de Luso que souberam respeitar o legado que receberam dos antepassados, inová-lo e valorizá-lo”, acrescentou. Filomena Pinheiro fez ainda uso da palavra para agradecer a “a todos os que trabalham, desde o início, dia após dia, para a valorização do projecto”.
Criada pela Câmara Municipal, em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho, a marca pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes quatro produtos, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções. “O projecto começou alicerçado no leitão, ícone maior da nossa gastronomia, mas soube valorizar outros recursos e produtos, como a água, o pão e o vinho que, em conjunto, nos permitem posicionar a Mealhada como o mais importante destino gastronómico do país. Tudo isto é fruto dos recursos naturais que temos, da água ao ‘terroir’ (extensão de terra cultivada), que nos dá vinhos únicos, mas também da excelência perseguida, diariamente, pelos nossos empresários e profissionais, desde a confecção do pão da Mealhada à excelência do leitão, amplamente reconhecido no país e fora de portas”, sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Lista completa dos novos membros da marca:

Água | Pão | Vinho | Leitão
Churrasqueira Rocha
Restaurante Licínio
Restaurante “O Castiço”
Restaurante Típico da Bairrada
Sociedade Hoteleira Pedro dos Leitões
Meta dos Leitões
Burguezia do Leitão
Paulo Rama Eventos
Restaurante Couceiro dos Leitões
Nelson FT Simões dos Leitões
Restaurante Manuel Júlio
InterMealhada

Água
Sociedade Central de Cervejas & Bebidas – Água de Luso

Pão
Escola Profissional Vasconcellos Lebre
Padaria e Pastelaria Regional a Madrugadora
Padaria Manaia
Padaria Nossa Senhora das Candeias

Vinho
António Assunção Coelho Selas
Jorge Manuel Ferreira Rama
J. Rama
Manuel Ferreira da Silva “Vinhais do Sabarrô”
Adega Casa de Sarmento
Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, SA – Caves MESSIAS
António José Carvalho “Da Mina”
Alberto Da Cruz Branco – “Pedra Lascada”

Leitão
Leitão 100% Bairrada

Água | Pão | Vinho
Taberna Belo

Água | Vinho | Leitão
Restaurante Grande Hotel de Luso

Água | Vinho
Tás Ca Larica

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM