COIMBRA,16 de Abril de 2024

Lousã organiza o XIII Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco

1 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Lousã organiza o XIII Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco

O XIII Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco, evento anual que decorre no Parque Biológico da Serra da Lousã, realizar-se-á no sábado (4).

O evento inicia-se às 9h30, com o desjejum, um pequeno-almoço recheado de iguarias relacionadas com o porco e que chama a atenção para uma gastronomia tradicional que apela ao aproveitamento integral da rês.

O programa inclui missa na Igreja Matriz, às 11h00, seguindo-se o desfile e foto de “família” no centro da vila de Miranda do Corvo.

O ponto alto do evento é a recriação da matança tradicional, que decorre no Parque Biológico da Serra da Lousã, a partir das 12h00, com uma encenação a cargo do Grupo Etnográfico Tecedeiras dos Moinhos, em parceria com a Fundação ADFP (entidade impulsionadora da Confraria).

Às 14h30 começa o “Jantar da Matança”, no Hotel Parque Serra da Lousã, com uma ementa tradicional e com base na carne de porco, privilegiando a integração dos Vinhos da Fundação ADFP.

Vitivinicultura com Propósito Social é um projecto que brinda à inclusão, e que é muito mais do que o acto de vindimar. No processo de vindima estão sempre os habituais colaboradores da vinha e da adega, da jardinagem e da exploração agrícola, acompanhadas por utentes de diversas respostas sociais, e também de outros projectos da instituição, permitindo um convívio muito especial para todos, e poder ter esta experiência de como se processa e realiza a vindima.

Encarada como forma de criação de postos de trabalho, a viticultura contribui para a sustentabilidade da organização e serve para promover os vinhos da sub-região de Sicó e o desenvolvimento regional.

A participação no Capítulo terá um custo de 35 euros por pessoa, sendo que 10% da receita revertem para a valência de apoio a crianças e jovens em família.

A Real Confraria da Matança do Porco, que surgiu para lutar contra o fundamentalismo da ASAE, que na altura pretendia acabar com a matança do porco tradicional.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM