COIMBRA,16 de Abril de 2024

Lousã lança programa social para ajudar os mais vulneráveis

3 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Lousã lança programa social para ajudar os mais vulneráveis

A Câmara Municipal da Lousã irá implementar um novo programa social, denominado “Radar Social”, que receberá um investimento de cerca de 170 mil euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este projecto tem como objectivo identificar e acompanhar pessoas em situação de vulnerabilidade no concelho.

Através do financiamento garantido pelo PRR, a Câmara da Lousã criará uma equipa dedicada exclusivamente a esta missão, com vista a identificar e prestar apoio personalizado a “pessoas que se encontram em situação mais vulnerável”, conforme explicou o município em comunicado.

Esta equipa estará especialmente focada no acompanhamento de pessoas idosas ou com deficiência, procurando encontrar soluções adaptadas a cada situação identificada, esclareceu a autarquia.

Numa primeira fase, será realizado um levantamento actualizado das necessidades sociais no concelho, seguido pela elaboração de um “plano de desenvolvimento social” e um plano de acção concretos, de acordo com a mesma fonte.

A Câmara da Lousã também destacou que estes planos incluirão actividades específicas, com metas e indicadores definidos, além de um mapeamento dos recursos disponíveis local e regionalmente, visando uma melhor coordenação das intervenções.

Na segunda fase do programa, será realizada uma análise social a nível municipal, identificando indivíduos, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão.

Nesta etapa, será implementado o plano de acção elaborado, assegurando o encaminhamento adequado dos casos identificados para os serviços de atendimento e acompanhamento social disponíveis na região, explicou a autarquia.

O programa “Radar Social” terá a duração prevista até Março de 2026, visando assim proporcionar apoio contínuo e eficaz às pessoas mais necessitadas no concelho da Lousã.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM