COIMBRA,2 de Março de 2024

Livro de Lurdes Breda apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

28 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Livro de Lurdes Breda apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Mais de três dezenas de pessoas, com natural destaque para as inúmeras crianças que estiveram presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado sábado, dia 25 de Março, para a apresentação editorial do livro “Eh pá, não sejas Coca-biichinhos! Pequeno dicionário de expressões bichosas”, da escritora infantojuvenil Lurdes Breda.  Na mesa de honra, para além da autora, esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e Sofia Souto Moniz, escritora que apresentou a obra.

O responsável pelo pelouro da Cultura enalteceu o “brilhante trabalho” da autora, que “resultante de uma laboriosa recolha de expressões populares que configurou num interessante dicionário de expressões populares, que todos podem usar, e que são um ponto de partida para múltiplas aprendizagens, descobertas, estímulo para a imaginação e a criatividade. É um livro intergeracional, que irá fazer as delícias dos pais e avós e provocar a convivência. Um livro para toda a família.” “Este livro para além de ser, o que já seria muito, um ´brinquedo em forma de papel’ é também uma forma de preservar um vasto património cultural e linguístico da lusofonia”, sublinhou o autarca. Pedro Cardoso aproveitou a ocasião para elogiar Lurdes Breda, “pelo testemunho de vida e pela significativa produção literária com que a autora que nos tem presenteado ao longo dos anos, mais de 30 livros em Portugal, no Brasil e Moçambique. São obras absolutamente incríveis”, concluiu.

Sofia Souto Moniz, escritora e dinamizadora de contos de narração oral, responsável pela apresentação da publicação realçou “a qualidade dos textos de Lurdes Breda e a pertinência da mesma para os mais novos entenderem antigas expressões populares”. Recorde-se que Lurdes Breda frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses da Universidade Aberta. É autora de trinta obras e coautora de outras doze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. É conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. Lurdes Breda foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. Em 2005 foi distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor” e, em 2014, recebeu a Medalha de Mérito Municipal Cultural.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM