COIMBRA,17 de Maio de 2022

Livro de escritora italiana apresentado na Universidade de Coimbra

9 de Maio 2022 Rádio Regional do Centro: Livro de escritora italiana apresentado na Universidade de Coimbra

Alessandro Lachetta, Virginia Saba, João Nuno Calvão da Silva e Jorge Castilho

Decorreu ao fim da tarde de domingo, na Sala S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), a apresentação em Portugal do livro “Il suono della bellezza. Note di vita e filosofia”, da autoria da jornalista e filósofa Virginia Saba.

A sessão foi aberta por João Nuno Calvão da Silva, vice-Reitor da Universidade de Coimbra com o pelouro das Relações Internacionais, tendo ainda usado da palavra Luísa Sousa Machado, directora-adjunta da BGUC, e Jorge Castilho, presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), que promoveu esta iniciativa.

Na assistência, entre outras entidades, estiveram Mário Velindro, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Manuel Castelo Branco, ex-presidente e Professor da Coimbra Business School, diversos professores e estudantes.

A autora e a obra foram apresentadas por Alessandro Lachetta (da Delegação Italiana à Assembleia Parlamentar da NATO e antigo estudante de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra).

Seguiu-se a intervenção da autora, que foi sendo traduzida para português por Rita Marnoto, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e directora do Instituto de Estudos Italianos da referida Faculdade.

A obra, de grande originalidade, pode considerar-se, como ali foi referido, como “um caderno de uma viagem por 32 oásis no deserto da alma, escrita num itinerário marcado pelas 32 «Variações Goldberg» de Bach, cada uma das quais – nota após nota – oferecendo a oportunidade de apreender alguns dos segredos mais profundos da nossa existência”. Algumas dessas variações foram reproduzidas durante a sessão, podendo os ouvintes apreciar a harmonia e a tranquilidade que incutem a quem as escuta. Esse foi, aliás, o propósito do seu compositor, como sublinhou Virginia Saba, que aludiu a aspectos muito diversos das relações da obra literária com a música, a ciência, a teologia, o amor.

No debate final, e antes da sessão de autógrafos, foi posta a hipótese do livro vir em breve a ser traduzido para português.

Virginia Saba é jornalista profissional (televisão, imprensa e rádio) e especialista em comunicação. Formada em Letras em Cagliari (com uma tese sobre o escritor argelino Assia Djabar), estudou Teologia, primeiro na Pontifícia Faculdade Teológica da Sardenha e depois na Pontifícia Faculdade Antonianum de Roma. É mestre em Consultoria Filosófica e Antropologia Existencial na Pontifícia Universidade Regina Apostolurum, com uma tese sobre o misticismo renano. Actualmente trabalha na Comissão Parlamentar para os Assuntos Regionais, em Roma.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM