COIMBRA,17 de Julho de 2024

Líder do PSD vem “Sentir Portugal” em Coimbra e reflectir sobre a demografia

16 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Líder do PSD vem “Sentir Portugal” em Coimbra e reflectir sobre a demografia

O presidente do PSD prossegue na segunda-feira, dia 16, o programa “Sentir Portugal em…” Coimbra, sendo este o quinto distrito escolhido por Luís Montenegro para passar uma semana.

É também em Coimbra, na próxima segunda-feira, que o movimento Acreditar, plataforma de discussão com a sociedade civil, promove o primeiro debate dedicado à demografia.

O programa de Luís Montenegro no distrito começa dia 16 em Coimbra, com um pequeno-almoço na Pastelaria Briosa, às 9h00, um encontro com o Reitor da Universidade, às 10h00, uma reunião da Comissão Política Permanente do PSD, às 11h00, na sede em Coimbra do partido, e um almoço com presidentes de Câmara no Solar do Bacalhau. O programa da tarde inclui, às 15h00, o início do movimento Acreditar, no The Loop Co, na Praça do Comércio, e uma visita ao Café Santa Cruz, pelas 18h00. A noite será de presença na Assembleia Distrital de Coimbra do PSD, que se realiza no Pavilhão Centro Portugal.

O programa do “Sentir Portugal” prossegue no dia 17 (terça-feira) em Cantanhede, Montemor-o-Velho, Soure e Mira. O dia 18 (quarta-feira) será dedicado ao IP3, a Oliveira do Hospital e a Penacova. O dia 19 (quinta-feira) começará pela Figueira da Foz, com a visita ao quinto molhe na praia da Cova Gala, prosseguindo o programa em Penela, Condeixa-a-Nova e Miranda do Corvo.

Na sexta-feira, dia 20, o “Sentir Portugal” no distrito de Coimbra termina com presença do líder do PSD na Lousã, Vila Nova de Poiares e Góis.

Demografia em análise

O movimento Acreditar do PSD, plataforma de discussão com a sociedade civil prevista na moção de Luís Montenegro, vai ter a primeira iniciativa pública em Coimbra, na segunda-feira, associada à nova etapa do “Sentir Portugal” do líder do partido.

Em entrevista à Lusa, o coordenador do movimento Acreditar, o gestor e economista Pedro Reis, explicou que haverá três tipos de iniciativas: num primeiro nível, será aproveitado o périplo que Luís Montenegro está a fazer pelo país (com o compromisso de passar por todos os distritos durante o seu mandato) e que na segunda-feira o leva a Coimbra.

“É o que chamo os roteiros Acreditar: haverá um evento enquadrado nesse ‘Sentir Portugal’ em que, durante uma tarde ou uma manhã, reunimos com pessoas, um grupo relativamente limitado, para podermos ouvir com atenção, mergulhar nos temas”, explicou.

O primeiro tema deste roteiro será a demografia – que considerou um dos desafios estruturais do país – e a reunião juntará, além do presidente do partido e dos coordenadores do Acreditar e do Conselho Estratégico Nacional (CEN), pessoas que possam ter uma palavra a dizer sobre o impacto que “o Inverno demográfico” tem em áreas como a saúde e educação.

“A meu ver, este problema tem de ser abordado em dois planos: um plano de fundo de como é que se recupera a taxa de natalidade que torne um país sustentável. Depois, há medidas que necessariamente terão que ser pensadas, como políticas de emigração activa, qualificada e direccionada para colmatar as nossas lacunas”, enunciou.

Pedro Reis prefere não antecipar nomes que irão estar presentes na primeira reunião – que decorrerá à porta fechada e com cerca de 20 pessoas -, salientando que o movimento Acreditar não pretende ser “uma montra de nomes” e que cumprirá a sua missão se, no final do processo, “tiver detectado” valor em pessoas “de quem nunca se ouviu falar”.

“Quanto mais independentes, melhor. Se forem militantes de outros partidos, também gostaríamos muito de os ouvir. O movimento Acreditar funciona obviamente no sistema solar do PSD, mas é um planeta distante e autónomo. Se assim for, cumpriu a sua missão”, explicou, dizendo que o objectivo “é ouvir o país muito para além do perímetro tradicional que se associa ao Partido Social Democrata”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM