COIMBRA,5 de Março de 2024

Jornadas do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC juntaram 250 participantes

30 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Jornadas do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC juntaram 250 participantes

No dia 22 de Março de 2023 decorreu no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) mais uma edição das Jornadas de Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC.

Com um leque variado de oradores: diplomados, alunos e representantes de empresas o auditório principal do ISEC contou com a presença de 250 participantes.

A sessão de abertura contou com a presença de Mário Velindro, presidente do ISEC, Fernando Simões, presidente do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC e Rita Mendes, presidente da Associação de Estudantes do instituto.

As jornadas do Departamento de Engenharia Mecânica contaram com a intervenção de Maria Inês Cruz, que foi aluna de licenciatura e de mestrado em Engª Mecânica no ISEC, apresentou o seu percurso académico e profissional aos estudantes e a todos os participantes das jornadas.

No âmbito de Projecto de Licenciatura, o seu grupo colaborou numa situação real em articulação com o exterior, desenvolvendo um modelo de orelha artificial recorrendo a técnicas de engenharia inversa e prototipagem. No âmbito da tese de Mestrado, desenvolveu um dispositivo biomecânico para apoio no processo de auto cateterização de mulheres com lesão medular, em estreita ligação com uma equipa médica do Hospital Rovisco Pais. Inês frequenta o Doutoramento em Engª Mecânica da Universidade de Coimbra no domínio da Biomecânica Desportiva.

Para Inês Cruz “o objectivo é conseguir mudar directamente, ou indirectamente, um pouquinho a vida de uma pessoa”. “Temos de fazer projectos com um propósito, não projectos que sejam para ficar fechados numa gaveta, porque muitas vezes fazemos projectos para ficarem na gaveta”. “É sempre bom errarmos, porque conseguimos aprender muito mais do que quando acertamos.”

No segundo painel das jornadas consistiu na apresentação de trabalhos que atingiram elevada qualidade, desenvolvidos na Unidade Curricular de Projecto ano lectivo 2021/2022 da licenciatura de engenharia mecânica.

Nelson Salvado apresentou o projecto “Sistemas de aquecimento ambiente e água quente sanitária (AQS) – Caldeira a Pellets, usando o CYPE” e o Leonardo Cavaleiro e o Pedro Afonso apresentaram o trabalho: “Dispositivo para Determinar o Coeficiente de Arrasto no treino da Canoagem.

Raquel Faria, coordenadora da licenciatura de Engenharia Mecânica do ISEC fez uma breve intervenção após as apresentações dos trabalhos realizados pelos diplomados do ISEC e deixou algumas mensagens aos actuais estudantes: “Errem e aproveitem ao máximo os ensinamentos que nós vos passamos”. “Estou aqui com futuros profissionais excelentes” – afirma a coordenadora de curso.

O tema “Robótica, as Várias Opções para Optimizar Processos foi apresentado por Rui Bessa, José Moreira e Filipe Valente da Europneumaq e ITEM.

As jornadas do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC contaram com a presença de Miguel Costa, da empresa Europneumaq. O ISEC e a Europneumaq são parceiros no Projecto Green Auto: Green innovation for the Automotive Industry. Encontram-se a desenvolver em parceria um Sistema de supervisão de veículos guiados autonomamente (AGV´s), o qual que será implementado na fábrica Peugeot/Citroen de Mangualde.

A Europneumaq no âmbito do protocolo celebrado com o ISEC, cedeu a título de empréstimo diversos robots para formação de alunos e aplicação em projectos de desenvolvimento industrial, sob a orientação de Nuno Ferreira, docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica do ISEC. Durante as jornadas foram feitas várias demonstrações dos robots expostos no auditório com a intervenção de estudantes de várias licenciaturas do ISEC, nomeadamente, Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e Engenharia Electromecânica.

Para Fernando Simões, presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e ainda, organizador das jornadas afirmou: “Nós atingimos objectivos maiores quando a cooperação é efectiva”.

João Ferreira Mendes, Coordenador do Mestrado em Engenharia Mecânica foi o moderador da Mesa Redonda com o tema: “E Depois de Terminar o Curso…?”.

Fizeram parte deste debate Dario Roseiro, colaborador da empresa Electroclima e antigo aluno do DEM, que partilhou com os actuais estudantes a sua experiência profissional há mais de 20 anos na empresa Electroclima.

Susana Senra, a fazer Projecto, no 2º ano do mestrado de Engenharia Mecânica na Cimpor, que deixou as seguintes mensagens: “Aos poucos o Instituto de Engenharia de Coimbra começa a ganhar peso nas empresas e isso é pela postura dos estagiários (alunos do ISEC) porque nós somos o reflexo do que se aprende aqui”. “Se cada um de nós se esforçar um pouco conseguimos melhorar o que já havia.”

Rafael Silva a realizar Estágio, no 2º ano do mestrado de Engenharia Mecânica e Luis Pardal que se encontra a fazer uma Dissertação no 2º ano do mestrado de Engenharia Mecânica que declarou “Para nós engenheiros que gostamos de mexer em tudo é muito importante ir para estágio para ganhar experiência”.

Para o presidente do ISEC, Mário Velindro as jornadas do DEM reflectiram a estratégia da presidência do ISEC, na aproximação da instituição ao mundo empresarial. Foi uma oportunidade para os estudantes se aproximarem de empresas que estão na primeira linha no mundo da robótica industrial.

As jornadas do Departamento de Engenharia Mecânica, edição de 2023, organizadas pelos docentes, Fernando Simões, Pedro Ferreira, João Malça e Raquel Faria terminaram com a realização de uma almoço onde estiveram presentes, estudantes e docentes do ISEC.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM