Cantanhede prepara-se para mais uma sessão das “IV Clássicas”, que terá lugar no dia 5 de Junho, às 21h00, no Parque Verde S. Mateus. Esta sessão ao ar livre é organizada pelo Cineclub Bairrada e pela Lúcia Lima Associação Cultural, em parceria com o Município de Cantanhede. O destaque desta noite será o cine-concerto da longa-metragem “Marinheiro de Encomenda” (1928), de Buster Keaton, que contará com uma nova banda sonora adaptada por um trio de músicos: Thomas Fresco, Francisco Freire e Duarte Ramos.
A banda sonora será interpretada ao vivo com o uso de sintetizadores, loops, drum pads, guitarras eléctricas e pedais de efeitos, prometendo um set experimental que trará novas vibrações e emoções ao clássico de Keaton. O filme narra as aventuras de um infeliz vagabundo que se apaixona por uma jovem florista cega prestes a ser despejada, com tentativas hilariantes de arranjar dinheiro.
Thomas Fresco, produtor e músico multi-instrumentista de Febres, e Francisco Freire, também produtor e multi-instrumentista da mesma localidade, têm uma colaboração de uma década em bandas como FUGUE e DALLA MARTA. Duarte Ramos, baterista e percussionista da Sanguinheira, traz a experiência de oito anos com a Banda Filarmónica de Covões.
O evento será conduzido por Vasco Espinhal Otero, com a apresentação do filme a cargo de Abílio Hernandez. Desde 2016, as “IV Clássicas” têm lugar em Cantanhede na primeira quarta-feira de cada mês, sendo realizadas ao ar livre entre Abril e Setembro. Ao longo dos nove anos de programação, foram estreados mais de duas dezenas de cine-concertos que depois seguiram em digressão por todo o país. Desde 2019, estas sessões também ocorrem regularmente em Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro, e em breve, em Vagos e Mira.
O projecto é organizado pelo Cineclub Bairrada, cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural, com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Colectivo Artístico Efervescente, além de patrocínios de várias entidades privadas.
O Cineclub Bairrada, celebrando o seu sexto ano de existência, dedica-se à divulgação do Cinema, contribuindo para o desenvolvimento cultural e cinematográfico da região. Apostando numa intervenção cultural estruturada, esta entidade foca-se na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial e no apoio a artistas regionais.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM