COIMBRA,17 de Maio de 2022

ISEC apresentou primeiro Congresso Internacional ESG

30 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: ISEC apresentou primeiro Congresso Internacional ESG

Decorreu esta tarde a 1.ª parte do 1.º Congresso Internacional ESG – Environmental, Social & Governance, organizada pelo ISEC | Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, em parceria com a Comunidade de Auditores dos Países de Língua portuguesa.

Na sessão de abertura esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva; Mário Brandão da Associação para a Inovação Digital na Construção; professor André Marini, fundador da Comunidade de Auditores de Países de Língua Portuguesa; secretário de Controle Interno da Presidência da República, Édson Leonardo Sá Teles, Maria Luísa Coimbra, dirigente da Unidade de Auditoria Interna da Universidade do Porto e do presidente do ISEC, Mário Velindro.

A 1.ª intervenção do Congresso ESG foi realizada por Rodrigo Fontenelle, presidente do Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI, com o tema: “A Agenda ESG na perspectiva do controle interno”.

Rodrigo Fontenelle é auditor federal de finanças e controle da CGU, actualmente é controlador-geral do estado de MG, presidente do conselho nacional de controle interno (CONACI) e presidente do conselho fiscal do BDMG. Foi coordenador-executivo da rede de controle e combate à corrupção do estado de Minas Gerais – ARCCO e chefe da assessoria especial de controle interno do Ministério do Planejamento entre os anos 2016 e 2018, responsável pela implantação do programa de integridade e gestão de riscos no ministério do planejamento. Mestre em contabilidade. Pós-graduado em finanças e em auditoria financeira. Bacharel em ciências económicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e também actua como instrutor na ENAP. É autor dos livros “Implementando a gestão de riscos no sector público e auditoria privada e governamental”, e possui quatro certificações internacionais.

O tema: “ESG e Capital Reputacional” foi apresentado pela especialista em governança corporativa Bárbara Grings. Profissional sénior com 20 anos de relevante experiência profissional na área de gestão financeira em diversas empresas nacionais e multinacionais, com ênfase em governança corporativa, controladoria e reorganizações.

O último tema desta tarde: “Agenda ESG, da estratégia à criação do valor organizacional” foi apresentado por Fernando Macedo, Coordenador do comité de ESG da comunidade de auditores dos países de língua portuguesa.

Fernando Macedo é Bacharel em informática e Mestre em administração. MBA em economia e gestão em energia e formação executiva em governança, riscos e compliance. Desde 2005 tem abraçado desafios gerenciais e de fortalecimento da cultura ética organizacional nas áreas de GRC e auditoria interna. Actualmente é director adjunto de GRC e conselheiro de administração em duas companhias no sector eléctrico no Brasil. Utiliza conhecimentos de administração, economia, contabilidade, informática, direito, psicologia e comunicação na construção das soluções para as organizações. Tem actuado como palestrante e professor em pós-graduação em diversas organizações do sector privado e público, tais como: áreas de investigação: agenda ESG; governança corporativa, riscos e compliance; criação de valor e estratégia organizacional; cultura ética e organizacional e auditoria interna na prevenção e detecção de fraudes, bem como gestão e tratamento de denúncias.

Amanhã, decorrerá a 2.ª parte do 1.º Congresso Internacional ESG que contará com dois painéis e com a intervenção de cinco especialistas, sendo eles: Artur Quicassa e Filipe Pontes no primeiro painel, com a moderação de Sónia Cruz. No segundo painel Maria Luísa Coimbra e Diego Carbonell com a moderação de Eduardo Mello. Encerrará o Congresso o Secretário de Controle Interno da Presidência da república, Édson Leonardo Sá Teles com o tema: “Ética Pública no Contexto da Agenda ESG no Brasil”.

O congresso terminará com a intervenção musical de António Travassos.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM