COIMBRA,16 de Abril de 2024

IPC prepara Conferência Internacional de Agricultura e Sustentabilidade no Brasil em 2025

18 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: IPC prepara Conferência Internacional de Agricultura e Sustentabilidade no Brasil em 2025

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) está a preparar uma Conferência Internacional de Agricultura e Sustentabilidade em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que vai realizar-se em Manaus, no Estado do Amazonas, Brasil, em 2025. O acordo de parceria foi assinado entre as duas instituições no dia 14 de Março e pretende juntar várias instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e contribuir para o aumento do conhecimento nesta área da agricultura e sustentabilidade.

Uma comitiva do Politécnico de Coimbra esteve esta passada semana na região de Manaus para assinar o acordo de parceria para a organização da Conferência Internacional e para desenvolver vários contactos institucionais com universidades e entidades governamentais, apresentar a instituição e a UNIgreen – The Green European University. A comitiva do IPC foi constituída pelo presidente Jorge Conde, a vice-presidente Ana Ferreira, a directora do Instituto de Investigação Aplicada (i2A) Marta Henriques e a Pró-Presidente para as Relações Internacionais, Maria João Cardoso.

Para o presidente do Politécnico de Coimbra, o objectivo da Conferência Internacional sobre Agricultura e Sustentabilidade é compartilhar experiências de investigação e inovação e também aprender com métodos que têm sido implantados no Amazonas. “Também queremos trazer métodos que temos desenvolvido em Portugal e na Europa, pois o Politécnico de Coimbra integra uma aliança de oito países através da universidade europeia UNIgreen. O objectivo é aproveitar o conhecimento mútuo para potenciar o trabalho que é realizado no Amazonas”, enfatizou o presidente Jorge Conde.

A visita ocorreu a convite do Deputado João Luiz da Assembleia Legislativa do Amazonas e proporcionou a oportunidade de estabelecer contactos e conhecer diversas instituições ligadas ao ensino superior e à investigação na área da agricultura e sustentabilidade: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM); EMBRAPA Amazónia Ocidental – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Amazonas (SEMA), Universidade do Estado do Amazona (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com quem foi assinado um acordo de cooperação; Faculdade LaSalle Manaus.

Houve ainda oportunidade de visitar algumas explorações de agricultura familiar no interior da floresta amazónica, onde a empresa EMBRAPA ajuda a promover um aumento de produção aliado a práticas sustentáveis. O intuito foi conhecer os mecanismos de produção do estado, através de uma contextualização e imersão nas operações agrícolas, desde o cultivo até à colheita e ao processamento, para entender as técnicas, tecnologias e práticas agrícolas utilizadas na região. Foi realizada uma conversa com os agricultores que compõem o Grupo, para compreender os desafios e oportunidades enfrentados pelo sector agrícola daquela região.

Para o presidente do Politécnico de Coimbra, esta semana de contactos institucionais foi muito “enriquecedora e produtiva” e afirmou a vontade do IPC em “continuar a ser a instituição do território, trazendo e levando os saberes que com ele produzimos”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM