COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

IPC já tem 30% de professores coordenadores principais

5 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: IPC já tem 30% de professores coordenadores principais

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) formalizou, na tarde desta segunda-feira (4), a assinatura de contractos de 11 novos professores coordenadores principais.

Para o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, este acto reveste-se de grande importância para a instituição dado que o IPC tem apenas dois professores coordenadores principais.

“Este é um acto importante porque tem a ver com a raridade com que isto acontece, ou seja a possibilidade de promover os professores coordenadores principais tem sido quase nula. Só tínhamos dois professores na carreira e hoje houve onze, um número absolutamente anormal neste contexto”, sublinhou o presidente.

Segundo o próprio, “esta categoria de professor coordenador principal é no sistema universitário a categoria de professor catedrático e por isso é o topo para qualquer professor do ensino superior”.

Jorge Conde explica que, com estes concursos de promoção, “dá-se destaque ao mérito e mostra-se que o Politécnico de Coimbra é uma instituição onde os professores se mantêm activos na realização curricular de excelência”.

Com estes 11 professores coordenadores principais, o IPC consegue atingir os 30%, um número que ainda assim fica aquém das expectativas. “Continuamos longe dos 50% de professores nas categorias de topo mas conseguimos atingir 30% de professores na categoria de coordenador e coordenador principal e 14% desses na categoria de coordenador principal, que é quase o limite que a lei permite, portanto, nesse sentido acho que o IPC está a cumprir com aquilo que é a sua missão e com aquilo que é a sua obrigação para com os seus professores”, destacou.

No início do seu mandato Jorge Conde desafiou as unidades orgânicas do IPC a chegarem aos 45% de professores coordenadores, mas afirma que este será, provavelmente, um número que não será alcançado. No entanto, explicou que quando chegou a percentagem estava apenas nos 15% e que agora já está no dobro. “A ideia é que se chegarmos aos 45% seria excelente, chegar aos 40% seria muito bom”.

Os onze professores coordenadores principais nomeados foram:

Alexandre Miguel Fernandes Gomes da Silva (ISCAC-IPC)

Ana Maria da Conceição Ferreira (ESTeSC-IPC)

Ana Paula Monteiro Amaral (ESTeSC-IPC)

Bruno José Machado de Almeida (ISCAC-IPC)

Fernando Manuel Lourenço Martins (ESEC-IPC)

Gil António Baptista Ferreira (ESEC-IPC)

Graciano do Nascimento Nobre Paulo (ESTeSC-IPC)

Jorge Manuel dos Santos Conde (ESTeSC-IPC)

Maria Elisabete Duarte Neves (ISCAC-IPC)

Pedro Balaus Custódio (ESEC-IPC)

Rui Manuel de Sousa Mendes (ESEC-IPC)

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM