COIMBRA,14 de Julho de 2024

Investimento de 370 mil euros reforça sistema de água em Cantanhede

10 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Investimento de 370 mil euros reforça sistema de água em Cantanhede

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, o projecto de remodelação da central de captação e reservatórios de água da Fervença, numa iniciativa liderada pela INOVA-EM, empresa responsável pela implementação através de empreitada. O objectivo principal deste projecto é fortalecer a capacidade de captação, armazenamento e tratamento de água para consumo humano.

Como parte da solução para enfrentar desafios de abastecimento, a INOVA-EM propõe a separação dos circuitos de entrada/saída de água dos reservatórios. Essa medida visa reforçar a capacidade de resposta às solicitações de consumo e complementa intervenções recentes que aumentaram a capacidade de elevação de água em vários sectores de distribuição em Cantanhede, além de abastecer parte do Município de Mira e algumas localidades nos municípios de Coimbra e Montemor-o-Velho.

A captação, iniciada em 1970, está localizada numa zona composta por areias finas com siltes e argila sobre uma banda calcária. A definição dos perímetros de protecção baseou-se num estudo hidrogeológico realizado em colaboração com a Universidade de Aveiro.

Actualmente, a captação distribui cerca de 4.000.000 m3 de água por ano, caracterizada como potável tanto física quanto quimicamente, requerendo apenas um tratamento bacteriológico preventivo.

O sistema de distribuição é composto por nove estações elevatórias, 21 reservatórios e 681 quilómetros de condutas adutoras e de distribuição. As obras incluem a substituição de equipamentos hidráulicos e eléctricos, com destaque para os equipamentos nos poços de captação.

Além disso, o investimento de 370 mil euros, acrescidos de IVA, abrange a primeira fase dos arranjos paisagísticos no perímetro da captação. Essa fase visa melhorar as acessibilidades para os visitantes das instalações e dos olhos de água. A segunda fase contemplará o tratamento paisagístico da envolvente, fundamental para a área que inclui uma praia fluvial atractiva para milhares de visitantes. O prazo de execução é estimado em 200 dias consecutivos.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM