COIMBRA,14 de Junho de 2024

INOVA dá qualidade ambiental a Cantanhede

3 de Junho 2024 Rádio Regional do Centro: INOVA dá qualidade ambiental a Cantanhede

A INOVA, empresa municipal de Cantanhede, foi distinguida pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com dois Selos de Qualidade, nas categorias de serviço de abastecimento público de água (ao consumidor) e serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor).

Para Pedro Cardoso, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, “estas distinções são muito importantes pois representam o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido, por vezes invisível, de uma vasta e competente equipa, assim como o compromisso contínuo com a qualidade e a melhoria dos serviços prestados para benefício da comunidade”.

Embora o objectivo da INOVA-EM não seja os prémios, Pedro Cardoso enfatiza que “estes têm tanto mais valor se levarmos em conta que a empresa municipal presta serviço num território que se estende por 400 Km2, servindo 165 localidades de 14 freguesias”.

Recolha de resíduos

No âmbito de um protocolo estabelecido entre a INOVA-EM e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede para a recolha de resíduos eléctricos e electrónicos (REE), foram recepcionados, em 2023, 83 toneladas deste tipo de resíduos, 62 das quais pelos serviços no sistema porta-a-porta ou depositados pelos utilizadores no Ecocentro Municipal, situado na zona industrial de Cantanhede. Esta acção concretiza-se numa contrapartida financeira de 6.244 euros para a corporação de bombeiros.

De salientar que a quantidade de REE recolhidos no ano passado representou um crescimento significativo face a 2022, em que foram recolhidas 68 toneladas, equivalente a um montante financeiro de 5.700 euros.

Ecocentro Móvel

Em apenas um mês – entre os dias 5 de Fevereiro e 4 de Março -, o Ecocentro Móvel, temporariamente instalado na Rua dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, recolheu 2,5 toneladas de resíduos.

Trata-se de um registo considerável se levarmos em conta que em todo o ano de 2023 foram recolhidas cerca de 6,5 toneladas de resíduos urbanos recicláveis. De entre os resíduos, as cápsulas de café foram a que registaram maior volume, com 594 kg depositados no equipamento. E, recentemente, a INOVA deu apoio logístico à primeira unidade de reciclagem de cápsulas de café, em todo o país, sediada na Zona Industrial de Cantanhede.

Relativamente ao sistema de recolha selectiva de biorresíduos, o processo encontra-se em pleno funcionamento em todo o concelho de Cantanhede.

Quinta de Agricultura Biológica

A Quinta de Agricultura Biológica é um projecto piloto peculiar que tem o objectivo de, acima de tudo, mudar consciências e fomentar medidas sustentáveis, sem prejuízos para os ecossistemas locais.

Pratica-se um método agrícola cuja finalidade é a obtenção de produtos vegetais com recurso a práticas sustentáveis e que promovam a autossuficiência, excluindo, assim, as técnicas que afectam negativamente o ecossistema local.

A vertente pedagógica é viabilizada através de parcerias educativas com escolas agrícolas e instituições de reinserção. Com o objectivo de consciencializar a sociedade de amanhã, as visitas guiadas são importantes na sensibilização da comunidade escolar.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM