COIMBRA,17 de Maio de 2022

Igreja de São Bartolomeu em Coimbra guarda vestígios de antiga igreja medieval

16 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Igreja de São Bartolomeu em Coimbra guarda vestígios de antiga igreja medieval

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra visitou a cave da igreja de São Bartolomeu, na qual se encontram as ruínas da antiga igreja românica do século XII e a sua necrópole.

A possibilidade de integrar as ruínas da antiga igreja medieval de S. Bartolomeu na oferta turístico-cultural do Município está a ser equacionada pelo actual Executivo.

A igreja de São Bartolomeu, na Praça do Comércio, em pleno coração da Baixa de Coimbra, tem uma cave onde se encontram vestígios da antiga igreja medieval e os respectivos enterramentos, que foram visitados, esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, acompanhado por membros do Executivo e pelos técnicos municipais que acompanham a obra.

No decurso da visita, o edil salientou a importância da abertura ao público da estrutura arqueológica, depois de efectuados os devidos trabalhos de reabilitação, para “a afirmação de Coimbra enquanto cidade-património, cujo legado histórico merece ser melhor conhecido quer pelos residentes, quer pelos turistas que visitam Coimbra”.

“A futura integração das ruínas da antiga igreja medieval de S. Bartolomeu na oferta turístico-cultural do Município vai certamente trazer mais dinamismo a esta artéria da nossa Baixa que tanto precisa”, salientou o autarca. Quem passa pela Praça do Comércio não imagina que no subsolo de uma igreja barroca do século XVIII se encontram as ruínas da antiga igreja do século XII, bem como a sua necrópole.

Recorde-se que a Câmara de Coimbra candidatou a fundos europeus do Centro 2020 as obras de conservação e restauro da Igreja de São Bartolomeu e também da Igreja do Salvador. A autarquia já lançou mesmo os dois concursos públicos em 2021, e o objectivo passa por restaurar, conservar e promover o património histórico, cultural e religioso.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM