Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) vão implantar um novo sistema de informação de suporte da actividade assistencial clínica e administrativa a partir de sábado, no âmbito do processo de modernização em curso, foi hoje anunciado.
“Este processo de modernização está apoiado em três candidaturas ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública 2020, num total de cinco milhões de euros, 85 por cento dos quais comparticipados”, refere o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
O sistema de informação “SONHO v2/Sclinico” tem como objectivo “melhorar o atendimento aos seus utentes, agilizar os processos de trabalho dos profissionais e integrar informação clínica com os centros de saúde e com os hospitais da região Centro”.
“As acções em curso têm impacto na melhoria dos processos de trabalho, com especial incidência no atendimento aos utentes, e abrangem a fusão de sistemas de informação, substituição de hardware obsoleto, gestão documental, cibersegurança, quiosques electrónicos (pré-atendimento do utente com efectivação de chegada sem ter que passar pelo secretariado, leitura do cartão do cidadão/utente, sistema automático de chamada, entre outras funcionalidades)”, refere o CHUC.
O novo sistema de informação inclui, ainda, a criação de um portal e da aplicação do utente mychuc@utente, que permite a alteração/actualização de dados pessoais e disponibiliza “plano de cuidados, boletim de vacinas, comprovativos de presença, resumo dos episódios de saúde, histórico de medicação, lista de contactos dos seus médicos e consulta de lista de inscritos para cirurgia e consulta”.
“A preparação desta iniciativa decorre há meses, envolvendo nomeadamente a formação de milhares de profissionais (médicos, enfermeiros, secretariado, entre outros)”, salienta o CHUC, referindo que, devido à complexidade da operação, foram implementados os procedimentos necessários para assegurar o normal funcionamento dos serviços.
Uma extensa equipa do CHUC e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde “suportará todo o processo de transição e continuará a dar apoio directo aos profissionais nas próximas semanas, de forma a minimizar o impacto de eventuais dificuldades do processo de transição”.
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