COIMBRA,18 de Abril de 2024

Ginásio Clube Figueirense cumpriu tradição com 128 anos

2 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Ginásio Clube Figueirense cumpriu tradição com 128 anos

Para celebrar os 128 anos, o Ginásio Clube Figueirense realizou no domingo (1), a cerimónia comemorativa que teve início com o Hastear da Bandeira, cumprindo-se a tradição, seguindo-se a apresentação do calendário para 2023, que também celebrou 60 anos, do boletim informativo do ginásio e o lançamento do número 12 da 6.ª série da revista anual “Vai d’arrinca!…”

Foi a 1 de Janeiro de 1895 que o primeiro sócio, Pedro Augusto Ferreira, hasteou a Bandeira Nacional, um gesto simbólico que assinalou a fundação do clube, na altura Club Gimnástico Velocipédico Figueirense (CGV) na primeira sede – Rua Tenente Valadim.

Nos finais de 1896 o Clube possuía já cinco secções: Ginástica, Velocipedia, Esgrima, Tiro, Dança e Dramática. Os primeiros estatutos do clube foram elaborados em 1896, por uma comissão composta por Manuel Gonçalves Santiago, Pedro Augusto Ferreira, Dr. Filipe Nery da Silva Pinto, Henrique de Barros, José Camolino de Sousa e José Carlos da Silva Pinto, tendo sido aprovados em Outubro do mesmo ano. É de salientar que se devem a estes Estatutos a nova designação do clube: Ginásio Clube Figueirense.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM