COIMBRA,1 de Março de 2024

Fundação Mata do Buçaco e Forestwise unidos pela gestão de combustíveis

7 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Fundação Mata do Buçaco e Forestwise unidos pela gestão de combustíveis

A Mata Nacional do Bussaco e o CoLAB ForestWISE – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo unem esforços para garantir a missão de preservar o património deste Monumento Nacional, através do projecto REACT-GesCoMB – Gestão de Combustíveis na Mata Nacional do Bussaco.

A gestão integrada da Mata Nacional do Bussaco passa por um aspecto merecedor de particular atenção, que envolve a preservação do património florestal e a sua biodiversidade. Os incêndios rurais e a proliferação de lenhosas invasoras, no interior da Mata e zona envolvente, colocam em causa o equilíbrio do ecossistema.

Surge, assim, o projecto REACT-GesCoMB – Gestão de Combustíveis da Mata Nacional do Bussaco, que pretende intervencionar uma área da Mata de mais de 60 hectares, dividida em 13 parcelas. A selecção desta área foi feita com base na elevada e densa carga de biomassa combustível e pelo tipo de vegetação em causa nestas parcelas.

O projecto contempla ainda a manutenção de cerca de 1.380 metros de rede divisional florestal, de modo a promover e facilitar a mobilidade de viaturas de combate a incêndios e outros veículos de apoio à gestão da Mata.

A decorrer até ao final do ano de 2023, o início da intervenção das parcelas contempladas no projecto será para breve. Consequentemente, os trabalhos poderão resultar no condicionamento temporário do acesso a determinadas áreas da Mata.

O projecto REACT-GesCoMB resulta de uma candidatura, inserida no âmbito do Convite n.º 1/REACT-EU/2022 Apoio à Transição Climática “Intervenções de Resiliência dos territórios face ao risco | Gestão de combustível nos territórios submetidos ao regime florestal (Matas nacionais e perímetros florestais) e consequente recuperação e manutenção”, lançado pelo COMPETE 2020, tendo em consideração as questões afectas à gestão da Mata.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM