Palestras, exposições, animação de rua, musica, acções de sensibilização e gastronomia, são alguns dos ingredientes que a freguesia de Soure reservou para celebrar, entre 24 e 27 de Julho, São Tiago, o padroeiro da vila. No entanto, o ponto alto das festividades acontece a 25 de Julho, com a cerimónia de homenagem às figuras da vida associativa sourense.
Desta forma, o arranque das celebrações inicia-se a 24 de Julho, com a palestra “O Caminho do Oeste por Soure, um esquecido caminho de São Tiago”, ministrada por Paulo Almeida Fernandes, do Instituto de História da Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pelas 21h00. Segue-se a actuação da Tuna da APPACDM de Soure e o espectáculo acústico de Jukas Pires.
A efeméride assinala-se a 25 de Julho, “com um dia repleto de actividades que pretendem prestar tributo ao padroeiro da vila, e aos sourenses”, revela Santos Mota, presidente da Junta de Freguesia de Soure, promotora do evento, dando conta de que a animação de rua inicia-se pelas 10h00. Pelas 17h30 é inaugurada a exposição “Momentos”, da artista Maria Luísa Guardado e uma hora mais tarde, vive-se o ponto alto das celebrações, com a cerimónia de homenagem às figuras da vida associativa sourense. Mais tarde, pelas 21h00, celebra-se Missa Solene seguida de procissão de velas, acompanhada pela Banda de Soure.
Para sexta-feira (26), está agendada a realização de uma acção de sensibilização subordinada ao tema “Primeiros Socorros em Saúde Mental”, a cargo da especialista Carla Ribeiro. Segue-se a actuação dos grupos de percussão “Os Batukes”, da APPACDM de Soure e “ELUS”, da Deliciosas Diferenças. Pelas 18h00, dá-se início às “Conversas com Pão-de-ló de Soure: Histórias, Memórias e Identidade”, uma iniciativa que conta com a participação do Chef Flávio Silva, responsável pela alimentação dos atletas de vários escalões das selecções nacionais de futebol, em grandes competições internacionais.
Para o último dia de festividades, fica o convite a um ‘pézinho-de-dança’, ao som da banda RockLuso. O espectáculo arranca pelas 22h00, em S. José do Pinheiro.
De acordo com o autarca, “a Igreja de São Tiago estará aberta ao público, com visitas guiadas”, convida.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Fonte: Jornal Terras de Sicó
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM