COIMBRA,24 de Abril de 2024

Figueira da Foz sedia etapa da maior maratona de programação de videojogos

16 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: Figueira da Foz sedia etapa da maior maratona de programação de videojogos

O Município da Figueira da Foz está a receber, pelo segundo ano consecutivo, no edifício do Quartel da Imagem, de 20 a 22 de Outubro, o “GJ+ Game Jam Plus”, a maior maratona de programação de videojogos. Este evento conta com mais de 3.000 participantes de mais de 35 países em competição simultânea. A Figueira da Foz acolhe a primeira etapa desta competição, resultado da colaboração do Município com a Code.Up, Escola de Programação, Robótica e Design de Jogos Digitais.

Durante 48 horas, 21 elementos de três equipas têm como objectivo criar protótipos de videojogos, competindo em diversas vertentes, desde o design dos jogos aos efeitos especiais, passando pela narrativa e codificação. Os mentores, um por equipa, Hugo Sousa (engenheiro de software e gestor de projectos na Critical Software), Pedro Nuno Lemos (engenheiro informático e programador na IDO-TECH) e António Durão (criador do Code.Up Portugal – Figueira da Foz e professor de programação e produção de videojogos), são especialistas que apoiam o desenvolvimento das diversas competências necessárias no processo de criação de videojogos. Desde o seu lançamento em 2017, esta competição resultou na produção de 800 jogos.

A maratona “GJ+ Figueira da Foz” visa criar sinergias entre as várias áreas fundamentais no desenvolvimento de videojogos, unindo programação, criação de narrativa, produção áudio visual, efeitos especiais, ilustração e desenvolvimento de guiões para criar um videojogo único, com um modelo de negócio associado.

No primeiro dia, 20 de Outubro, será apresentado em primeira mão um produto exclusivo de Marketing Territorial para a Figueira da Foz, o jogo “O Tesouro da Rainha”. Este projecto, desenvolvido por alunos da Code.Up sob orientação do CEO da escola, António Durão, convida os jogadores a explorar o encanto e cultura do concelho, revivendo o formato Pixel Art e propondo desafios para desvendar o enigma do tesouro.

Nos dois dias seguintes, 21 e 22 de Outubro, as equipas dedicar-se-ão ao desenvolvimento dos videojogos. O evento culminará com a submissão dos protótipos no final da tarde de domingo.

Rui Jesus, vice-presidente da WESCO (World eSports Consortium – Europa), especialista no universo dos jogos electrónicos, destacou que o acolhimento deste evento pelo Município demonstra perspicácia e sensatez na abordagem ao fenómeno do Gaming, cumprindo uma missão pública municipal na área da juventude e promovendo a vertente educacional e o empreendedorismo nesta matéria.

Também no Quartel da Imagem, no âmbito da Semana da Programação – EUROPE CODE WEEK, que antecede o “GJ+ Figueira da Foz”, serão realizadas seis sessões com a participação de turmas das áreas de Informática/Programação, Ciências e Tecnologias. Oradores da Critical Software, I-DO Software e Code.Up promoverão estas acções com o objectivo de elucidar a comunidade estudantil sobre o percurso profissional na Programação e promover as áreas de negócio relacionadas com a produção de videojogos.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM