COIMBRA,18 de Maio de 2022

Figueira da Foz disponível para acolher refugiados ucranianos

2 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Figueira da Foz disponível para acolher refugiados ucranianos

O Município da Figueira da Foz está disponível para acolher refugiados ucranianos e está a estudar espaços de acolhimento em todo o território do concelho, disse o presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes.

Aos jornalistas, no final da sessão de Câmara desta quarta-feira, o autarca disse que, neste momento, não coloca limite no número de pessoas a acolher que fogem da invasão da Rússia à Ucrânia.

“Não vamos dizer que acolhemos 100 ou mil, vamos ver”, disse o presidente da autarquia, salientando que o país todo precisa, “além da solidariedade, de mais população activa”, e que a comunidade ucraniana “tem sido notável desde que começou a chegar a Portugal”.

Salientando que se trata de “pessoas com um espírito de humilde fantástico, com muitas qualificações”, Santana Lopes sublinhou que o concelho da Figueira da Foz necessita de mais população e que há falta de mão-de-obra.

“Agora ainda não sabemos se vêm para ficar ou se vêm por pouco tempo. Oxalá seja por pouco tempo, por um lado, mas por nós se forem bons e se integrarem bem que venham por muito tempo”,

O autarca disse que o Município vai fazer tudo para “ajudar essas pessoas e se elas disserem que querem ficar, vai-se fazer tudo para que fiquem”. Ressalvou, no entanto, que não pretende transformar “uma oportunidade triste numa boa oportunidade”.

Durante a reunião, em que foi votado por unanimidade um voto de solidariedade para com o povo da Ucrânia, Santana Lopes disse que a Câmara está a estudar locais para acolher os refugiados que venham para o concelho, embora numa primeira fase tenham de ficar instalados em unidades de alojamento.

A autarquia está também a recolher roupas, bens materiais, alimentação e medicação, e a analisar, em articulação com a embaixada ucraniana, qual o sistema de transporte mais eficaz “para não se partir, não diria à aventura, mas cada um por si”. “A recolha está a correr razoavelmente bem”, sublinhou.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM