COIMBRA,24 de Maio de 2024

Festival do Bacalhau encerra festivais gastronómicos da Figueira da Foz 2023

15 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Festival do Bacalhau encerra festivais gastronómicos da Figueira da Foz 2023

O aroma e sabor inconfundíveis do bacalhau vão tomar conta da Figueira da Foz de 17 a 26 de Novembro, encerrando a 32.ª edição dos Festivais Gastronómicos da cidade. O Festival do Bacalhau e seus Derivados promete ser uma celebração gastronómica única, antecipando a quadra natalícia, onde esta iguaria é particularmente apreciada.

O evento será oficialmente apresentado amanhã, dia 16 de Novembro, numa conferência de imprensa a decorrer no Restaurante Armazéns de Lavos. Promotores, autarcas e diversos patrocinadores, incluindo a Lugrade (fornecedora do bacalhau para a apresentação), vinhos Aliança, Cafés Delta, Sol Engarrafado (Dapaval), Pato Real, Irmãos Norinho, Casino Figueira, Gelcentro, Silva Tomé, RMP, Litofish, Pastelarias Dionísio, Recheio, Axe, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Turismo Centro de Portugal, Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião e ACIFF, estarão presentes para revelar os detalhes deste festival gastronómico.

O bacalhau, peixe versátil e muito apreciado na culinária portuguesa, será o protagonista nos 12 restaurantes participantes: Casa Marquinhas, Restaurante Caçarola Dois, Restaurante Caçarola-1, Pep`s, Casa dos Papagaios, Bijou Restaurante, A Cantarinha, Diálogos, Restaurante dos Armazéns, Kamone, A Ver o Mar e Tirone.

Mário Esteves, empresário e impulsionador do evento, destaca a diversidade de pratos que o bacalhau proporciona, desde pratos tradicionais a petiscos inovadores. “O bacalhau é um prato obrigatório na ceia de Natal de todos os portugueses, mas este evento pode ter maior êxito se apostarmos nos derivados do bacalhau”, sublinha o presidente da Associação Figueira com Sabor a Mar.  Os derivados, como sames, línguas, caras, espinhaços, chora, caras fritas, bacalhau desfiado com cebola, pasteis de bacalhau, pataniscas, línguas panadas fritas ou de vinagrete, são apresentados como excelentes petiscos nem sempre muito divulgados.

Mário Esteves expressa ainda o desejo de uma maior participação da restauração nestes eventos, mas destaca que a Associação Figueira Sabor a Mar “continua os seus desafios e acredita que estamos no caminho certo”. O Festival do Bacalhau e seus Derivados é uma oportunidade para os amantes da gastronomia explorarem a versatilidade deste peixe e desfrutarem de pratos tradicionais e inovadores preparados pelos talentosos chefes da região.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM