COIMBRA,17 de Maio de 2022

Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho começa hoje

11 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho começa hoje

Até 20 de Março, os sabores do campo e do rio, a animação, a arte e a cultura tomam conta do Largo da Feira, em Montemor-o-Velho, numa exaltação dos sabores do concelho e da região.

No regresso do certame ao formato presencial, o primeiro fim-de-semana está repleto de bons e deliciosos motivos que justificam uma visita ao concelho de Montemor-o-Velho.

Hoje (11), a inauguração está marcada para as 19h00 e, às 20h00, Mickael Salgado sobe ao palco e abre o programa desta edição de 2022. Logo a seguir, Jorge Guerreiro promete trazer animação redobrada ao Festival do Arroz e da Lampreia.

Numa festa pensada para todas as idades, as crianças também têm o seu espaço de eleição: a Morlândia. Pinturas faciais, sessões de robótica, jogos e oficinas criativas são algumas das muitas actividades propostas.

Durante o fim-de-semana, o MiniChef vai levar os cozinheiros de palmo e meio a (re)descobrir as riquezas do concelho e, com elas, vão preparar e saborear uma refeição inesquecível.

Amanhã (12), os aromas do arroz doce acabado de fazer tomam conta da tenda. Durante 12 horas, a primeira maratona arroz doce desta edição de 2022 apresenta aos visitantes a cremosa sobremesa feita pelas mãos dos habitantes do concelho. O saber passado de geração em geração é partilhado com todos e, para casa, os visitantes vão levar também as doces memórias do concelho de Montemor-o-Velho.

Na cozinha ao vivo, o chef Luís Lavrador vai mostrar o seu talento criativo, colocando em evidência o arroz Carolino do Baixo Mondego.

No Festival do Arroz e da Lampreia também há espaço para descobrir a vila de Montemor-o-Velho com actividades gratuitas. Os passeios equestres ou os passeios pedestres oferecem ao visitante um outro olhar sobre a história e o território.

De regresso à tenda do certame gastronómico, às 16h30, o Programa Seniores em Movimento vai divulgar um pouco mais da cultura de Montemor-o-Velho com um Desfile de Trajes Antigos e Chapéu Carolino.

Às 20h30, Adelaide Sofia (voz), Bruno Mira (guitarra portuguesa) e Pedro Pinhal (viola de fado) apresentam o espectáculo Fado de Lisboa e, às 22h30, Rosinha toma conta do palco do Festival e encerra o programa de animação.

No domingo (13), a animação começa às 17h00 com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo, seguindo-se o Rancho Folclórico e Regional do Seixo.

Às 20h30, Sílvio Girão convida a recordar Amália Rodrigues, com Maria do Rosário (voz), Sílvio Girão (guitarra portuguesa), Victor Morgado (viola), José Loureiro (viola baixo).

A encerrar o dia, às 22h00, os Baluarte sobem ao palco para mais um momento repleto de música e tradição.

Na festa da gastronomia, as tasquinhas, bares e petisqueiras vão desafiar os visitantes a conhecer as muitas iguarias do campo e do rio. A doçaria conventual e tradicional do concelho de Montemor-o-Velho é mais um dos atractivos do Festival mais saboroso da região.

Por todo o concelho, o festival também a acontece nos 15 restaurantes aderentes.

Para os apreciadores de arroz de lampreia, e tendo em consideração a escassez do ciclóstomo, é recomendável que seja feita a reserva antecipada desta iguaria.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM