COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Festival do Arroz e da Lampreia celebra sabores do campo e do rio

3 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Festival do Arroz e da Lampreia celebra sabores do campo e do rio

A 21.a edição do Festival do Arroz de Lampreia | Sabores do Campo e do Rio traz muitos e deliciosos motivos para celebrar e visitar o concelho de Montemor-o-Velho no mês de Março.

De 10 a 19 de Março, com uma inspiradora vista para o Castelo de Montemor-o-Velho, a tenda do Festival do Arroz e da Lampreia volta a abrir as suas portas para receber os milhares de visitantes e apreciadores de boa gastronomia. O genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego têm honras de destaque, sempre acompanhados pelos sabores do campo e do rio, nesta incrível viagem à excelência da gastronomia da região, apurada ao longo das gerações.

À sobremesa, o Pastel de Tentúgal IGP, as Queijadas de Pereira, as Pinhas de Montemor ou o arroz doce, feito com o cremoso arroz Carolino do Baixo Mondego e com o leite das explorações da Gândara, completam uma experiência gastronómica feita para ser degustada em família e com amigos.

Na tenda do festival, a cultura, a arte, os saberes de outrora e as propostas gastronómicas são uma constante. A animação complementa a ementa deste certame gastronómico na perfeição. Pensada para todas as idades e gostos, a programação cultural promete surpreender. Com um espaço inteiramente dedicado à brincadeira, as crianças vão poder experimentar, provar e aprender a arte da cozinha, com os sempre animados e produtivos workshops para os mini-chef.

Os 12 restaurantes aderentes aceitaram o desafio e vão servir os sabores mais apurados da região, reforçando os valores e o espírito do Festival de promoção da gastronomia do concelho e da região.

À distância de um clique, no telemóvel ou no computador, está também disponível uma deliciosa edição digital, em www.festivalarrozlampreia.pt, para ser (virtualmente) degustada nos quatro cantos do mundo.

O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, conta com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal e integra a Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021/2022 – “A Million Food Stories”. Com o gosto e a dedicação de sempre, a 21.a edição do Festival do Arroz e da Lampreia convida a uma inesquecível visita a Montemor-o-Velho e aos seus sabores do campo e do rio.

21.a edição do Festival do Arroz e da Lampreia | Destaques

Continuamos a reinventar, sonhar e construir um festival cada vez mais saboroso e apetitoso, a que apetece regressar vezes sem conta. Em 2023, o Festival do Arroz e da Lampreia tem uma ementa intensa, cheia sabor, confiança, partilha e descoberta, que celebra a diversidade e a riqueza cultural e criativa deste território.

Mantendo o formato híbrido de 2022, o Festival acontece em 3 palcos distintos: restaurantes aderentes, tenda do Festival e site do Festival (www.festivalarrozlampreia.pt) e continua a crescer.

Com vista para o Castelo, a tenda ganhou ainda mais área, tem mais tasquinhas (2 associações e 3 restaurantes), bares e petisqueiras e expositores da mostra de produtos endógenos e doçaria. A tenda do Festival está mais amiga do ambiente e a oferta de animação foi reforçada, levando o festival ainda mais longe e promovendo a imagem do concelho e da região.

Para além de uma experiência gastronómica inesquecível, esta é uma viagem pela tradição, património e inovação. O programa que acontece fora dos limites da tenda também ganha novos atractivos com as riquezas da sede de concelho a poderem ser admiradas de outras perspectivas. A par da (re)descoberta do centro histórico, a iniciativa pretende também ser uma forma de contribuir para a dinamização do comércio local.

Restaurantes aderentes divulgam os sabores do campo e do rio durante todo o mês

São 12 os restaurantes aderentes do Festival. Durante todo o mês de Março, o arroz Carolino do Baixo Mondego é um dos ingredientes de excelência que vai desafiar o palato dos comensais mais exigentes. O arroz de pato, o arroz de lampreia, o arroz de grelos, o arroz malandro ou o arroz doce são alguns dos exemplos da excelência da nossa gastronomia e vão ser um pretexto para celebrar a arte e a cultura à mesa. Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de ‘Valorizar o que é nosso’ e de potenciar a economia local, os restaurantes concelhios associam-se aos
valores do Festival e fazem do mês de Março um mês de exaltação da gastronomia local e regional.

Restaurantes aderentes: Café Restaurante O Serrado; Meco Restaurante; O Refúgio do Paúl; Restaurante Patinhos; Restaurante A Grelha; Restaurante O Marinheiro; Restaurante O Mosteiro; Restaurante Tasca da Mariana; Taberna da Floripes; Tia Aninhas Café e Tapas; Restaurante O Pimpão e Casa Arménio.

Arroz de lampreia: aconselhável reservar previamente

O arroz de lampreia é uma iguaria singular e única, que move paixões e aficionados. Dada a escassez do singular ciclóstomo, é aconselhável a reserva prévia junto dos restaurantes aderentes. Todas as informações para contactos estarão disponíveis em www.festivalarrozlampreia.pt.

A tenda do festival ganha ainda mais espaço

De 10 a 19 de Março, os sabores do campo e do rio tomam conta da tenda do Festival, instalada no Largo da Feira, que, este ano está ainda maior: passou de 4.050m2, em 2022, para 4.200m2. Com uma nova disposição do espaço interior, que centraliza a área da gastronomia numa grande praça da alimentação, com 5 tasquinhas, 8 espaços de Bares & Petisqueiras e 6 espaços de doçaria tradicional, a tenda conta também com uma nova zona infantil, com o mercado de produtos endógenos, o espaço de exposição de artesanato, institucional, comércio e serviços. Os dois palcos do certame vão dar ainda mais vida e animação ao Festival.

Programa de animação reforçado

Paralelamente à (deliciosa) oferta gastronómica do espaço das tasquinhas, das petisqueiras ou da doçaria, há muitos motivos para visitar o Festival do Arroz e da Lampreia e que passam pelas áreas do artesanato, comércio e serviços. A programação foi reforçada e conta com a participação de artistas de dimensão regional e nacional que se juntam às sempre espectaculares actuações dos artistas, ranchos e grupos folclóricos locais. Mónica Sintra (10 Março), Marco Rodrigues (11 Março), Herman José (18 Março), Adelaide Sofia Fado (10 Março), Jabalizes (12 Março), Sílvio Girão Fado (17 Março), Rockluso (17 Março), Baluarte (18 Março) e Banda Tema (19 Março) são alguns dos espectáculos que prometem animar ainda mais o festival. Com um programa de animação para todas as idades, este ano, as noites no Festival vão ser também para dançar, com diversos Dj’s – Dj Faria, Dj Old Guy, Dj Agri Rui, Dj Bad Monkeyz, Dj Estobia – a animarem a tenda noite dentro.

Programa Aqui Portugal | RTP

Com transmissão em directo de Montemor-o-Velho para o Mundo, o Festival do Arroz e da Lampreia vai estar na antena da RTP1 no sábado, dia 11 de Março, entre as 10h e as 19 horas, mostrando todas as potencialidades do festival e promovendo a cultura, as tradições e as oportunidades que o concelho tem para oferecer.

Morlândia – Espaço Infantil

Um dos espaços preferidos dos mais novos é a Morlândia, que, nesta 21a edição, ganha um espaço próprio, com 150 m2 de pura diversão e brincadeira. Para além das actividades lúdicas, muitas surpresas e momentos divertidos de descoberta e aprendizagem, ao fim de semana, as sessões de robótica prometem fazer as delícias das crianças.

MiniChef

Dirigido a crianças entre os 6 e os 12 anos, a Câmara Municipal, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, volta a realizar a iniciativa MiniChef. Dar competências na área da gastronomia, explicar o valor nutricional dos alimentos, alertar para a importância de uma alimentação equilibrada são alguns dos objectivos da iniciativa que vai culminar com a preparação de uma refeição. De forma divertida, os mais novos vão aprender mais sobre os produtos locais e criar um novo elo de ligação ao festival. As inscrições podem ser feitas para o email festivalarrozlampreia@cm-montemorvelho.pt, indicando no assunto MiniChef ou, mediante disponibilidade, no secretariado do festival. O MiniChef vai realizar-se nos dois fins-de-semana do Festival na tenda, das 12h às 15h00 e das 18h às 21h00.

Seniores em Movimento | Baile Sénior

O Baile Sénior promete animar a tarde de domingo, dia 19 de Março, com os participantes no programa municipal Seniores em Movimento a serem convidados a dar vários passos de dança no Festival do Arroz e da Lampreia e a mostrar toda a sua vitalidade e boa disposição.

Festival mais amigo do ambiente

Confirmando o compromisso com a redução do impacto ambiental e a sustentabilidade energética, o Festival do Arroz e da Lampreia mantém o cuidado com o meio ambiente, a poupança energética e a gestão adequada dos resíduos. O recinto vai usar iluminação LED e ao nível dos materiais de divulgação vão ser privilegiados os meios digitais, com uma redução dos materiais impressos. Pelo recinto, há pontos com informação disponível com o programa e acessível, de forma digital, através de QRcode. Destaca-se ainda que nas acções desenvolvidas pelo Município, nomeadamente o showcooking de arroz doce, os recipientes utilizados deixam o plástico para utilizar embalagens de material reciclado.

O Festival volta a ser um EcoEvento ERSUC, continuando a promover acções que desenvolvam uma maior consciencialização ambiental junto dos visitantes, mas também junto dos participantes, em especial das tasquinhas e petisqueiras, com o intuito de melhorar o tratamento dado aos resíduos. Este selo atribuído pela ERSUC demonstra a responsabilidade e preocupação com as questões da sustentabilidade deste evento. Os copos reutilizáveis do Município vão estar em destaque no Festival do Arroz e da Lampreia. Reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental dos eventos municipais e para com a redução do plástico descartável ou de uso único, vão ser utilizados copos reutilizáveis. Os copos terão um custo de 0,50€ (sem devolução) para o utilizador, podendo ser trocados por outro copo, desde que o mesmo se encontre em bom estado de conservação. A gestão do serviço será efetuada por empresa contratada para o efeito, sendo
responsável também pela lavagem/higienização dos copos.

Gastronomia também tem lugar nas Petisqueiras & Bares

Para além das 5 tasquinhas que estarão presentes na tenda do Festival do Arroz e da Lampreia, bem na praça central, as 8 Petisqueiras & Bares são também embaixadores da excelência da gastronomia local e regional. As conversas entre amigos ou em família vão ter ainda mais sabor na companhia de petiscos tradicionais.

Viagens na Nossa Terra | Viagens do Comboio Turístico

As viagens no comboio turístico realizam-se nos dias 11, 12, 18 e 19 de Março (sábado e domingo), entre as 15h00 e as 18h00. Nos três percursos temáticos, os visitantes e turistas vão poder conhecer e explorar o Património Edificado, o Património Agrícola e o Património Natural de Montemor-o-Velho.

FAL também é desporto

A vivência desportiva encontra em Montemor-o-Velho um território fértil e o Festival continua a ver a sua relação com o desporto reforçada. Este ano, no sábado dia 18 de Março, a Rota do Arroz Carolino, uma prova de ciclismo que explora o conceito NGPS, de navegação por GPS, em que os participantes podem escolher comodamente o seu horário de partida, sem pressões, tem partida e chegada no Festival do Arroz e da Lampreia. Inscrições no site https://cabreirasolutions.com/ngps/rota-do-arroz-carolino/

Arroz doce ao vivo

Pelo quarto ano, o Arroz Doce Non Stop está de volta ao Festival do Arroz e da Lampreia com três dias de showcooking de confeição de arroz doce ao vivo. Nos dias 10 (das 19h às 21h), 11 (das 10h às 12h e das 15h às 18h) e 18 de Março (das 15h às 18h), o público assume os comandos do espaço de cozinha ao vivo do festival e, sem revelar o segredo, dá a provar as suas receitas de família. De participação gratuita, mas de inscrição obrigatória, os participantes têm apenas que trazer os utensílios necessários e, eventualmente, aquele ingrediente secreto que pode elevar ainda mais a deliciosa sobremesa, sendo que a organização distribui um kit com os produtos alimentares base (arroz Carolino, leite e açúcar) e ainda avental, touca e luvas. As inscrições podem ser feitas para o email festivalarrozlampreia@cm-montemorvelho.pt, indicando no assunto “Arroz Doce Non Stop”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM