O Festival de Búzios decorre de hoje até 11 de Outubro, numa iniciativa promovida pela Associação Figueira com Sabor a Mar.
O prato gastronómicos mais tradicionais podem ser apreciados nos restaurantes Caçarola 1, Caçarola Dois, Casa dos Papagaios, Casa Mota, Dory Negro, Marégrafo, Lota Nova, Pep´s, Trancosense e Tapas Bar.
O evento foi apresentado no restaurante Caçarola Dois, que reuniu, além da organização e dos patrocinadores, entidades e autarcas que, neste período de grandes dificuldades para a restauração, quiseram marcar presença para dar maior visibilidade a esta iniciativa gastronómica.
Mário Esteves, presidente da Associação Figueira com Sabor a Mar, vincou a importância de “conquistar os clientes pela boca”, lembrando que “já lá vão os tempos em que a cidade era conhecida pelo mar e a serra”. “Hoje temos coisas novas e a gastronomia tem vindo a ganhar a sua notoriedade no turismo” – acrescentou.
Carlos Figueiredo, em representação do Turismo Centro Portugal, referiu que “sem nos podermos esquecer que há um ano o turismo apresentava índices de crescimento invejáveis, que nos levou para a globalização”, nesta época de pandemia “sofremos com essa agonização, mas soubemos sempre valorizar as nossas mais-valias e por isso contribuir para que a queda na região fosse a menor no país”. Para Carlos Figueiredo, “é preciso aproveitar estar oportunidades para repensar e ajustar os objectivos turísticos entre o interior e o Litoral”.
Nesta penúltima apresentação dos festivais de peixe (falta ainda o Bacalhau e seus derivados), Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, voltou a lembrar a importância destes eventos na promoção da cidade, mas também contribuir para a revitalização do sector.
“Neste momento critico que se tem vivido, a zona Centro foi a que sentiu os menores efeitos, porque soubemos ser agentes turísticos e proporcionámos segurança a quem nos visitou”, declarou Carlos Monteiro.
Na opinião do autarca, “os búzios, menos conhecidos, são uns dos produtos de excepcional qualidade e que se perfilam, com outros, para contribuir para que, em 2021, sejamos a excelência da Região Europeia da Gastronomia”.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM