COIMBRA,14 de Julho de 2024

Festivais de Peixe da Figueira da Foz começam com Sável e Lampreia

5 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Festivais de Peixe da Figueira da Foz começam com Sável e Lampreia

A escassez este ano em arranjar Lampreias, devido às condições climatéricas, está a dificultar adquirir o produto e concluir com êxito mais uma edição do Sável e Lampreia, que se vai iniciar na Figueira da Foz, naquele que é a 33.ª edição dos Festivais Gastronómicos da Associação Figueira com Sabor a Mar.

Vão ser 10 dias de Sável e Lampreia (8 a 17 de Março), em oito restaurantes (Caçarola Dois, Caçarola-1, A Cantarinha, Pep´s, Casa Marquinhas, O Grazina Casa das Enguias, Restaurante Lota Nova e o Restaurante O Pescador).

Para já tudo aponta satisfazer todos aqueles que se deliciam com esta iguaria, é uma daquelas que desperta amores e ódios de igual intensidade: para combater a repulsa e experimentar ou para consumar a paixão. É uma especialidade gastronómica que faz as delícias dos seus apreciadores e arrasta muita gente por este país fora na procura dos melhores locais que a confeccionam

Não é indiferente também, que a Foz do Rio Mondego, é um local estratégico destas espécies, onde nesta época são vários os pescadores que se dedicam à pesca da Lampreia, que dizem ser mais saborosa quando capturada antes da desova. Ela entra no estuário da Figueira da Foz e sobe o Mondego para desovar

O sável é um peixe migrador, que deixa o mar para subir os rios na época da reprodução. A construção de barreiras ao longo do Mondego (que são as mesmas para a Lampreia) tem sido apontadas como uma das principais causas para a redução acentuada destas espécies, mas há anos que abunda à entrada da barra da Figueira quando se prepara para subir o rio.

Por estas razões a Figueira da Foz é uma cidade com tradição nestas especialidades gastronómicas do Sável frito com açorda, Sável de escabeche com açorda, Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, folhado de Lampreia, entre outras.

Seguem-se os Festivais da Raia, de 12 a 21 de Abril; Festival da Feijoada de Búzios de 10 a 19 de Maio; Festival da Sardinha de 21 a 30 de Junho; Festival das Caldeiradas de 6 a 15 de Setembro; e Festival de Bacalhau e derivados de 15 a 24 de Novembro. São 60 dias de festivais de peixe na Figueira da Foz em 2024

A Associação visa promover e dinamizar todo o sector, mas também agradecer e enaltecer aos mais diversos patrocinadores: Sociedade Figueira Praia, Recheio Cash Carry; Viborel Distribuição SA; Silva Tomé Irmãos Lda, Rui Manuel Azinhais Nabeiro Lda; Dionísio Marques Agostinho Lda; Wellington Hotel; Dapaval Lda; Irmãos Norinho Lda; Litofish Lda; Ernesto Morgado Sa; Rui Miguel S.S.Pinto; Lugrade Bacalhau de Coimbra Sa; Gelcentro Lda e ACIFF, que tornam possível realizarem estes Festivais de Peixe da Figueira da Foz.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM