COIMBRA,14 de Junho de 2024

Festa da Flor e da Planta regressa este sábado à Baixa de Coimbra

17 de Maio 2024 Rádio Regional do Centro: Festa da Flor e da Planta regressa este sábado à Baixa de  Coimbra

A Festa da Flor e Planta regressa à Baixa da cidade este sábado, dia 18 de Maio, depois de um ano de interregno. O evento, que pretende celebrar a natureza e a biodiversidade, foi apresentado, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, a directora do Departamento de Cultura e Turismo, Maria Carlos Pêgo, e Albertina Vilela, do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira, em representação das associações envolvidas no evento. A iniciativa vai reunir, no sábado, flores, plantas e tapetes floridos em vários espaços da Baixa, expositores com gastronomia e doçaria tradicional e vários momentos de animação a cargo de associações do concelho.
A Festa da Flor e da Planta regressa à Baixa da cidade, entre as 10h00 e as 18h30, com o intuito de sensibilizar a população para a importância das plantas e do seu impacto na conservação do meio ambiente, na melhoria da agricultura e na produção sustentável de alimentos. A Câmara Municipal aposta, assim, num evento de animação cultural urbana, de raiz tradicional, que pretende promover a natureza e a biodiversidade.
A Festa da Flor e da Planta privilegia, também, o envolvimento do universo associativo e da comunidade local num projecto que pretende ser intergeracional, criativo, agregador e lúdico e que contribui para a diversificação da vida cultural da cidade. O certame vai reunir, assim, perto de meia centena de expositores, entre viveiristas, floristas, associações de âmbito cultural, recreativo, social e folclórico e etnográfico. Estarão, ainda, presentes expositores que desenvolvem actividades diversas no domínio do património verde.
A Festa da Flor e da Planta possui um cunho peculiar pela construção de vários tapetes floridos que serão exibidos em diversos locais da Baixa, num percurso que vai da Praça 8 de Maio e passa pelo Largo do Poço e pela Praça do Comércio até às Escadas do Gato. Os visitantes vão poder, assim, apreciar, um conjunto de tapetes concebidos com flores naturais por associações do concelho, que imprimem ao evento traços de criatividade únicos, este ano com apontamentos de celebração dos 50 anos da Revolução de Abril.
Os tapetes floridos vão estar no átrio do edifício da Câmara Municipal, nas rampas da Praça 8 de Maio e no patim da Igreja de Santa Cruz, na Rua Direita e na Rua da Moeda, na Rua da Louça, na Rua do Corvo e no Largo do Poço, na Rua dos Sapateiros, na Rua das Padeiras, na Rua Paço do Conde e Largo Paço do Conde, na escadas da Igreja de São Tiago, escadas da Igreja de São Bartolomeu e pelourinho da Praça do Comércio, Escadas do Gato e no Largo da Portagem.
A iniciativa será, ainda, marcada por vários momentos de animação, com destaque para a recriação de tradições da região de Coimbra, a cargo de colectividades locais, seja através de um desfile etnográfico, que acontecerá entre as 11h00 e as 12h00, no qual não faltarão os pregões de outrora usados na venda de rua, seja pela presença de expositores com gastronomia e doçaria tradicional, que estarão localizados na Praça do Comércio.
A animação decorre ao longo de todo o dia, com apontamentos distintos, que vão acontecer pelas ruas da Baixa. A programação arranca com a atuação da Banda Filarmónica de Ceira, às 10h00, segue-se então o já referido desfile etnográfico, das 11h00 às 12h00, e ao meio-dia está prevista a actuação do quarteto de saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra, o Sax Ensemble. Já da parte da tarde, às 15h30, actua o grupo de concertinas “Sons de Casconha” e, por fim, às 17h00, há uma demonstração do grupo de Capoeira Muzenza, da Associação Desportiva, Recreativa, Cultural e Social Desperta Capacidade.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende sensibilizar os cidadãos para a prática de condutas que promovam a biodiversidade, valorizando a beleza, o valor ornamental, espiritual, odorífico, medicinal, artístico, cultural e económico das flores e das plantas, assinalando, em simultâneo, o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se comemora a 18 de Maio.
A Festa da Flor e da Planta conta com a participação do Agrupamento de Escuteiros de Ceira-309-CNE; Ana Beatriz Temudo (plantas); Artes das Abelhas; Associação Cultural “Herança do Passado”; Associação Apojovi -Universidade Aposenior; Associação Cultural do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha”; Associação Desportiva e Recreativa do Casal da Misarela; Grupo Folclórico Rosas do Mondego; Associação Cultural de Vilarinho; Associação de Moradores do Bairro de Santa Clara; Marcha Associação Recreativa e Cultural – Marcha do Bairro de Celas; Café Pastelaria Sírius; Café Sofia; Casa do Sal da Figueira da Foz; Casa dos Pobres de Coimbra; Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra; Centro Social de Torres do Mondego; Centro Social e Cultural 25 de Abril; Confraria das Couves de Castelo Viegas; DBee Mel e Pólen; Escola Superior Agrária de Coimbra; Florista Isilda Abreu; Florista “O Girassol”; Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila; Grupo Folclórico de Coimbra; Grupo Etnográfico da Região de Coimbra; Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira; Grupo
Folclórico de Torre de Bera; Grupo Folclórico do Brinca-Eiras; Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”; Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge; Grupo Folclórico Mártir de São Sebastião; Horto Municipal de Coimbra; Irene Lapa (viveirista); Leonel Alexandre Rodrigues (viveirista); O Regaço; Pastelaria Penta; Preciosa Torres (esteireira); Rancho Folclórico Camponeses de Montessão; Rancho Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas de Casconha”; Rancho Típico da Palheira; Rancho Típico de Vila Nova; Rosa Alves (Produtos Biológicos); Tenda da Avó Madalena.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM