COIMBRA,13 de Abril de 2024

Feira do Porco e do Enchido de Meruge decorre no fim-de-semana

9 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: Feira do Porco e do Enchido de Meruge decorre no fim-de-semana

A freguesia de Meruge, em Oliveira do Hospital, vai receber, no fim-de-semana (12 e 13), a 19.ª edição da Feira do Porco e do Enchido.

Considerada “um palco natural sobre toda a aldeia”, a festa vai realizar-se na Lage Grande e durante estes dois dias vai contar com um vasto programa de actividades.

Afirmada nos últimos anos como uma referência cultural no país, a Feira tem como objectivo homenagear os “porqueiros” e dar a conhecer os produtos tradicionais da aldeia. Para isso o certame terá um catálogo gastronómico de qualidade e bastante atractivo. Entre as várias iguarias estão os tradicionais enchidos, como chouriças de carne e de bofe, morcelas de sangue, farinheiras, alheiras e presunto curado, o famoso Arroz de Suã que é muito procurado, o Porco no Espeto, Feijoada à Moda de Nogueirinha, entre muitos outros. Os queijos Serra da Estrela também não faltarão à mesa.

Mas não só da gastronomia se faz a Feira. Para além da mostra de sabores únicos da gastronomia local haverá espaço para actividades culturais, artesanato, animação infantil e de rua, mostra do porco bísaro, uma feira romana, um magusto na caruma e espectáculos musicais que prometem animar os visitantes durante estes dois dias de festa.

Francisco Rolo e João Abreu, presidentes, respectivamente, da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Junta de Freguesia de Meruge, optaram por realizar a apresentação do evento em Coimbra, ontem (8), na tasca Quebra o Galho, por considerarem que “é uma forma de convite” à cidade e à região para conhecerem e apreciarem os produtos tradicionais de Meruge, e também uma forma de promover o território.

Francisco Rolo realçou que Meruge é “conhecida como terra dos porqueiros e de produtos de qualidade” e por isso esta Feira é uma “óptima oportunidade para experimentar sabores únicos e também para descobrir Oliveira do Hospital”.

O evento vai contar ainda com um Forno Comunitário que, segundo João Abreu, vai cozinhar as famosas bôlas de carne, bacalhau ou sardinha mas também a broa de milho.

Uma novidade este ano é os tuk-tuk que farão a ligação desde o parque de estacionamento, que está assegurado e é gratuito, até à feira.

Ambos os presidentes têm expectativas altas para o evento e esperam atrair “milhares de visitantes”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM