COIMBRA,18 de Julho de 2024

Feira de São Mateus será a primeira feira certificada com o selo de evento sustentável

4 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Feira de São Mateus será a primeira feira certificada com o selo de evento sustentável

A nova edição da Feira de São Mateus foi apresentada na BTL, Bolsa de Turismo de Lisboa, e traz novidades na área da sustentabilidade, já que é o primeiro evento do género a obter o certificado como evento sustentável, pela Biosphere, nas vertentes Social, Económica e Ambiental. Para tal, foi esta manhã assinada a Declaração de Compromisso da Sustentabilidade, entre a Viseu Marca e a Biosphere Portugal, sendo que o processo de certificação passa por uma fase de diagnóstico para, numa etapa seguinte, se mitigarem os impactos da Feira.

A edição deste ano vai decorrer de 10 de Agosto a 21 de Setembro e será também marcada pelas celebrações dos 900 anos da atribuição da Carta do Foral à cidade de Viseu. Não irão faltar os habituais espectáculos com artistas portugueses e estrangeiros, estando já confirmados os músicos brasileiros Giulia Be e Pedro Sampaio e, entre os artistas portugueses, irão animar o evento nomes como Xutos e Pontapés; Mariza; Slow J e Carolina Deslandes, entre muitos outros.

A programação terá, mais uma vez, muito desporto, incluindo algumas provas internacionais, com destaque para a 40ª Meia Maratona de Viseu e para o 25º Torneio Internacional de Andebol.

Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, sublinha “a singular importância desta edição da Feira de São Mateus, em que teremos oportunidade de celebrar um marco tão importante para a cidade, como são os 900 anos da atribuição da Carta do Foral a Viseu. Não poderíamos deixar de assinalar a data nesta Feira secular, que é também uma marca identitária da região. O ano passado assistimos ao regresso do evento, depois da pandemia, com mais uma edição marcada pelo sucesso, e estamos convictos de que este ano iremos continuar a ter muitos visitantes que chegarão de todo o país e também de outros cantos do mundo”.

Também para Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora do evento, “esta edição 2023 da Feira de São Mateus terá um sabor especial porque, para além das propostas da programação, que incluem os 900 anos do Foral, temos a conquista deste certificado como evento sustentável, nas vertentes Social, Económica e Ambiental. Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Biosphere Portugal, que permitirá mitigar os efeitos da Feira e este é um compromisso que assumimos com as Gerações futuras. Viseu tem sido considerada a melhor cidade para se viver, a nível nacional, e passa também a ter uma Feira de São Mateus sustentável. Esperamos por todos e convidamos todos a visitarem este evento, que já leva mais de 600 anos de história e é o mais antigo do género na Península Ibérica”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM